Produtos expostos na Praça Orlando de Barros Pimentel, sábado, no Centro - Foto: Michel Monteiro

A Secretaria de Cultura realizou no último sábado (08/04), na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro), mais uma edição da galeria a céu aberto “Maricá Mostra Cultura”, onde os artesãos da cidade têm a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos.

Inicialmente a Feira Cultural da Africanidade também faria parte do evento, mas, por conta da possibilidade de chuva, os organizadores remarcaram para o dia 06/05. O mau tempo também assustou os profissionais da cidade. Apenas uma barraquinha e um Garden Truck estavam no local. Moradora de Ponta Grossa, Leila Vanderlei do grupo “Vovós Ponto e Linha” decidiu enfrentar o tempo ruim e ficar até o final. Entre as mercadorias do grupo: bolsas de praia, cachecol, cordão, cestas de páscoa, toucas, boinas, máscaras de dormir, descansos de panela, chalés, ponchos e polvos (projeto óctuplo iniciado por uma maternidade da Dinamarca para ajudar prematuros).

“Eu sou antiga. Na semana passada, a chuva estragou quatro barracas e a minha era uma delas. Aí minha filha correu atrás e me deu outra para eu estar hoje aqui. Tem que ser assim, insistir todo sábado. Eu já tirei foto e mandei para todo mundo por Whatsapp, mostrando que não está chovendo. O movimento aqui começa mais para a noite depois que as pessoas saem das missas e vêm para os bares”, explicou, mostrando a imagem de São José, patrono dos artesãos.

No Garden Truck, Ronald Costa, exibia suas criações: vasos decorativos, enfeites de jardim, plantas, chinelos, enfeites de parede. Ao lado da noiva e do sogro, o morador de Jacaroá contou que expõe suas mercadorias há cerca de um mês no Mercado das Artes – box 14 – e resolveu que, a partir de agora, também vai comercializar seus trabalhos no trailer.

“Eu já faço artesanato há muito tempo, inclusive vendo para lojas, por encomenda. Então surgiu a ideia de fazer no Truck também. Meu sogro passa a ficar no box e eu vou estar sempre de quinta a sábado aqui na praça das 17 às 22 horas e aos domingos na parte da manhã até às 13h”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here