Equipes da Assistência Social promovem palestra sobre autismo no CRAS Centro - Foto: Divulgação

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, vinculados à Secretaria de Assistência Social, promoveu uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista, na sede do CRAS, na quarta-feira (05/03), com as palestrantes Valéria Pinhão e Sandra Paiva. O evento teve como objetivo conscientizar e informar os convidados, aproveitando o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 02/04.

A pedagoga e psicopedagoga Valéria Lopes Pinhão, iniciou o encontro comparando as diferenças entre a natureza e o ser humano, onde se concluiu que todos têm pequenas limitações, pois somos diferentes uns dos outros. “Olhem este ramo, vocês percebem que todas as folhas são diferentes umas das outras, mas com união e o amor eles se transformam em belas árvores. Se respeitarmos a diferença do próximo, iremos aceitar as nossas diferenças também”, disse Valéria. Há, no Brasil, dois milhões de autistas e nenhum deles é igual ao outro. “Ninguém é igual a ninguém e ao mesmo tempo somos todos especiais. É preciso ter respeito no ambiente familiar, no trabalho, na escola, enfim no convívio social para gerar bem estar. Não digo só para os autistas, mas todos nós precisamos de alegria, amor, carinho e muitos outros derivados positivos”, descreveu Valéria. O que mais incomoda é a aglomeração; bem como o som alto; cores e cheiros fortes e mudanças.

A segunda palestrante foi Sandra Paiva que é mãe do Leonardo, de 18 anos. Aos dois anos, Sandra identificou em seu filho alguns sintomas diferenciados das outras crianças. Ele foi acompanhado por fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas até ser diagnosticado, aos 6 anos, com o Transtorno do Espectro Autista. Sandra morava com a família no Rio de Janeiro e levava o filho em lugares distantes para dar continuidade ao tratamento do seu filho até descobrir o Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), também vinculado à Secretaria de Assistência Social. “Aqui em Maricá, os serviços de tratamento do Leonardo são concentrados em um lugar só. Ele é tratado e acarinhado pela equipe do SAREM. Ele estuda ao lado, na Escola Municipal Especial Rynalda Rodrigues da Silva”, contou. Sandra abordou sobre os direitos da família das pessoas com deficiências, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o desconto na compra de carros Zero km, a preferência em filas de caixas, entre outros.

As duas palestrantes solicitaram aos participantes que se transformem em multiplicadores das informações que receberam, para que juntos se formem uma sociedade esclarecida, consciente e solidária. Valéria convidou a todos para o evento das mães dos autistas e amigos do SAREM, com diversas atividades e um delicioso lanche. O evento será no sábado (08/04), a partir das 9h, na Praça Orlando de Barros Pimentel.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here