Retirada da fiação foi iniciada nesta segunda-feira, na Rua Ribeiro de Almeida, no Centro - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Conservação de Maricá iniciou nesta segunda-feira (03/04) uma operação que tem o nome de ‘Telecom Compartilhado’, onde estão sendo retirados da fiação aérea os fios e cabos “mortos”, que não tinham mais utilização e permaneciam suspensos entre os postes. Empresas que operam serviços de telefonia e internet foram convocadas a levar equipes para remover os cabos antigos e, com isso, diminuir a poluição visual nas ruas. A primeira área onde a operação atuou foi o entorno da Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

O secretário de Conservação, Adelso Pereira, afirmou ainda que foram identificadas em algumas áreas da cidade ligações ilegais de serviços de telecomunicações e que os operadores terão de se regularizar. “Vamos convocar quem opera esses serviços irregulares para procurar a Prefeitura num primeiro momento, depois iremos autuá-los e em seguida cortar as ligações”, esclareceu Adelso, reforçando que o intuito é manter os cabos em um único espaço e o visual mais leve nas ruas.

De acordo com o coordenador da operação, Jorge Teles, a medida é uma exigência da lei municipal 2.609, de agosto de 2015, que solicita às operadoras que se adequem à resolução federal 12.485 – esta determina que sejam somente seis cabos aéreos entre os postes. As peças em atividade estão recebendo lacres amarelos com um número para identificação e com a logomarca de cada empresa. “A fiscalização será permanente e vamos levar esse trabalho aos quatro distritos da cidade”, garantiu.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here