CRAS Itinerante atendeu moradores de São José do Imbassaí - Foto: Kelly Rodrigues

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social, em parceria com as pastas de Saúde e Trabalho, promoveu, no último sábado (25/03), a ação social Cras Itinerante. O evento foi realizado em espaço cedido pela Igreja Transformação de Vidas, em São José do Imbassaí, e atendeu 536 pessoas. Os psicólogos da Assessoria de Políticas para Infância e Adolescência interagiram com as 22 crianças que compareceram junto aos seus responsáveis (que foram orientados sobre os direitos violados e risco da criança e adolescente) com atividades recreativas e diversos brinquedos educativos.

Os moradores tiveram acesso às orientações das equipes do cadastro único (com maior procura pelo programa Bolsa Família), dos técnicos das Políticas de Prevenção à Dependência Química; do Serviço Especializado e Abordagem Social (Seas), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SVFV), pelo Acolhimento Social e da Assessoria de Eventos. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) São José realizou 231 atendimentos entre inscrições para as oficinas geradoras de renda e atividades esportivas.

A equipe de enfermagem e as agentes comunitárias do Posto de Saúde da Família de São José II realizaram 25 aferições de pressão arterial e pesagens para o programa Bolsa Família. Os dentistas do programa Saúde Bucal aplicaram flúor em 23 crianças, entre 4 a 12 anos. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) obteve 18 agendamentos para fazer a carteira de trabalho e algumas demandas para o cadastro de intermediação da mão de obra, além das diversas inscrições para os cursos de qualificação profissional do Senai. Ainda na ação os moradores tiveram acesso aos serviços, gratuitos, de corte de cabelo, designer de sobrancelhas, manicure, limpeza de pele e maquiagem, além de adquirirem roupas, sapatos e brinquedos do bazar social.

A ação contou com inscrições para o casamento comunitário que será realizado pela Assistência Social no segundo semestre de 2017. O casal Márcia Alonso e Rodrigo Siqueira vive maritalmente há 17 anos e vai realizar o sonho de se casar no civil. “Acho muito importante para nossa família, principalmente para nossa filha de 11 anos, além de seguir as palavras de Deus, oficializar nosso casamento. Estou muito feliz em poder realizar meu sonho, pois não tínhamos condições de arcar com as despesas do cartório”, declarou Márcia.

Cleiton da Silva, de 27 anos, está há 4 meses desempregado e aproveitou a oportunidade para se cadastrar no banco de vagas de trabalho. “Estou buscando qualquer tipo de trabalho”, contou. A servente Fernanda Alcântara, de 30 anos, foi buscar apoio para os filhos. “Tenho 5 filhos e não deixo ninguém parado. Todos estudam e hoje irei fazer o agendamento para a carteira de trabalho para a minha filha de 14 anos para que ela procure algum trabalho de jovem aprendiz”, declarou Fernanda, que pegou muitas roupas no bazar social para a família. A repositora de supermercado Rosania Porto, de 55 anos, aferiu a pressão, cortou o cabelo e foi orientada sobre seu cadastro único pela equipe do Cras. “Este evento está sendo uma oportunidade maravilhosa para organizar a minha vida”, disse.

O secretário de Assistência Social, Jorge Castor, agradeceu a disponibilidade e comprometimento de todos os envolvidos na ação. “Sempre fico muito grato por ter em minhas equipes profissionais responsáveis e comprometidos, pois tiraram um sábado de descanso para estar aqui atendendo a população. Fico grato também às parcerias que confiam nos nossos projetos”, disse Castor. Segundo o coordenador do projeto, Clauder Perez, o Cras Itinerante busca levar à população um serviço descentralizado. “Essa é a primeira ação social do ano e estamos determinados a levar para todas as regiões do município os serviços oferecidos pela Prefeitura”, contou.