Cachoeira do Espraiado é um dos locais mais procurados por moradores e visitantes - Foto: Divulgação

No Espraiado, região rural de Maricá, os visitantes encontram doces caseiros, cachaça artesanal, artesanato com fibra de bananeira, tapeçarias com ponto brasileiro, gastronomia local (feijão guandu, costela caseira, galinha a moda da roça e o famoso Peixe à Maricá feito com pirão de banana), além de aproveitar banhos de cachoeira, visitar a Capela Nossa Senhora de Fátima e poder se hospedar na Pousada Ponta Negra, localizada a 2 km do Espraiado. Esses atrativos da região também estão disponíveis no “Espraiado de Portas Abertas”, realizado a cada dois meses pela Secretaria de Turismo em parceria com os moradores e comerciantes da localidade.

Em cada edição, a secretaria promove um tema gastronômico diferente. Neste domingo (02/04), primeiro evento do ano, a costela será a estrela da festa. Os restaurantes e bares participantes servirão pratos caseiros com o ingrediente principal, com aipim, batata, agrião, entre outros acompanhamentos. O calendário do evento inclui ainda Feijoada (04/06), Festival do Guandu (06/08), Galinha à Moda da Roça (01/10) e Peixe a Maricá (03/12).

A programação da secretaria inclui shows gratuitos do projeto municipal “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”. A iniciativa valoriza os artistas locais e oferece repertórios que atendem todos os gêneros, do samba ao rock, passando pela MPB, seresta, forró, sertanejo, axé e pop. O acesso ao Espraiado é feito a partir do Km 38 da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), antes da chegada a Ponta Negra. O local é sinalizado e fácil de achar. Confira aqui o roteiro completo do Espraiado de Portas Abertas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here