A Prefeitura de Maricá estima arrecadar R$ 32 milhões em 2017 com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com o coordenador de Receita, Bruno Lecini, 58 mil guias já foram pagas pelos contribuintes e somente nos dois primeiros meses do ano já foram arrecadados mais de R$ 17 milhões. Um aumento superior a 12,89% quando comparado com o mesmo período de 2016.

Ainda segundo Bruno Lecini, esse o valor pode ainda aumentar. “Temos uma meta orçada em R$ 32,3 milhões, mas hoje acredito que iremos supera-la”, afirmou. O otimismo tem origem nas estratégias que foram adotadas pela Prefeitura, nos meses de janeiro e fevereiro, com o objetivo de facilitar o atendimento prestado para os contribuintes, principalmente para os que tiveram alguma dificuldade no recebimento dos carnês.

Os contribuintes que não receberam os carnês pelos Correios puderam solicitar sua emissão através dos canais disponibilizados pela Prefeitura – atendimento presencial e atendimento eletrônico. “A ideia era estimular o contribuinte a retirar a guia pela internet, pelo site da Prefeitura, mas essa ainda não é uma realidade do nosso município”, disse o coordenador. “A maioria prefere o atendimento presencial”, destacou. ”Por isso disponibilizamos na Casa Digital, no Centro, seis funcionários de segunda a sexta, exclusivos para esse tipo de atendimento”, ressaltou. “Nós tivemos, em janeiro, em torno de seiscentos atendimentos diários”, finalizou Bruno.

De acordo com relatórios a maioria dos contribuintes optava pelos dois tipos de guias disponíveis – pagamento em cota única, com direito ao desconto de 15% para os pagamentos realizados até o dia 06/02 (prazo estendido) e pagamento parcelado em até 11 vezes – para somente depois decidirem de que forma efetivamente fariam a quitação dos valores.

Somando o IPTU a outros tributos relacionados à receita própria, a Prefeitura nos dois primeiros meses do ano de 2017, já arrecadou mais de R$ 25 milhões. Entre esse tributos estão Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Taxas e Dívida Ativa.