imagem da visita à aldeia indígena de itaipuaçu
visita de secretarias a aldeia de índios de itaipuaçu

A aldeia indígena Sítio do Céu (Pevaé Porã Tekoa Ará Hovy Py), que fica na localidade de Morada das Águias, em Itaipuaçu, recebeu nesta sexta-feira (24/3) a visita de representantes das secretarias de Saúde e de Urbanismo e Meio Ambiente. O objetivo era ver de perto as principais demandas da comunidade nativa, principalmente na prevenção de doenças de origem sanitária, como micoses de pele. A primeira dama do município, Rosana Horta, acompanhou a comitiva para conhecer a área onde vivem os índios.

O grupo conversou com membros da comunidade, que é liderada pelo cacique Félix Caraí Brisuela, de 70 anos. Ele afirmou que ficou satisfeito com o interesse do governo com suas condições de vida. “Foi bom eles terem vindo para saber de nós, do que estamos precisando aqui”, disse o cacique, que presenteou a primeira dama e a secretária de Saúde, Simone Costa, com artesanatos feitos na comunidade.

“É importante essa união de forças para trazer Saúde à aldeia. Já realizamos, por exemplo, a vacinação contra a febre amarela porque eles estão mais expostos ao risco do que a maioria das pessoas, mas vamos fazer mais ainda por eles”, garantiu Simone, afirmando que uma unidade móvel de Saúde deverá entrar em operação nos próximos dias e irá até a comunidade periodicamente.

Já o coordenador de Saneamento da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, Irinaldo Cabral, disse que a visita de sua equipe teve um caráter de reconhecimento do local. “Estamos aqui pela primeira vez e vamos examinar as condições do local, como a topografia, a captação de água e outras para, em seguida, avaliar as providências adequadas à realidade deles”, ressaltou.

Rosana Horta também esteve na aldeia de Itaipuaçu pela primeira vez e disse que os índios dali merecer toda a atenção. “Assim como foi feito na comunidade de São José de Imbassaí, vamos buscar soluções para tudo que os índios daqui precisarem”, garantiu a primeira dama.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here