Servidora aposentada ao lado da presidente do ISSM, Janete Valladão - Foto: José Nazareno

Um café da manhã com generosas doses de alegria e carinho. Assim foi o primeiro Encontro de Aposentados do Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM), na manhã desta segunda-feira (20/03), na sede da autarquia, no Centro. Homenageadas da ocasião por conta do Dia Internacional da Mulher (celebrado em 08/03), as mulheres compareceram em maior número.

“Agradeço muitíssimo por vocês terem nos honrado com a sua presença nessa manhã de confraternização”, disse a presidente do ISSM, Janete Valladão. “O prefeito Fabiano Horta demonstrou sensibilidade ao escolher um servidor estatutário para ficar à frente deste órgão”, prosseguiu. “Então, tenho o maior orgulho de estar aqui hoje diante de todas e de todos vocês, dando continuidade ao trabalho dos meus antecessores”, completou.

Tia Penha, professora aposentada que faz questão de continuar se apresentando do modo como ficou conhecida durante os anos de magistério municipal, estava entusiasmada com a possibilidade de rever velhas amigas e colegas. “Isso é ótimo”, sentenciou. “É um momento de lazer e descontração. Inclusive convidei várias amigas para virem aqui hoje”, disse.

Outra professora, Deise Ferreira dos Santos, com 30 anos de magistério municipal, é da mesma opinião. “Uma excelente iniciativa. Assim a gente mata saudades. Adorei”, acrescentou. Para Diana Lúcia Alves Guimarães, 17 anos como estatutária, esses encontros “vão facilitar a aproximação entre as pessoas”. “Hoje, ninguém conhece ninguém, eu acho muito legal que a gente possa se ver aqui todo mês”, completou.

“Esse espaço tem que ser mesmo para o servidor trocar experiências”, comemora Allan Christi, que atua na Secretaria de Assistência Social. “Isso fortalece o espírito coletivista, valoriza as pessoas e ganha maior importância num momento como esse, de agressão a direitos duramente conquistados”.

Além da titular da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo, estiveram presentes o secretário de Economia Solidária, André Braga, o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, e representantes das secretarias de Administração, de Urbanismo e Meio Ambiente, de Educação, de Saúde e Controle Interno.