Agente da Defesa Civil soltou jacaré na lagoa da restinga nesta terça-feira - Foto: Clarildo Menezes

Um jacaré da espécie ‘papo amarelo’ (Caiman latirostris) foi solto nesta terça-feira (21/03) por agentes da Defesa Civil e da Subsecretaria de Meio Ambiente de Maricá. A soltura ocorreu nas imediações da aldeia indígena Mata Verde Bonita (Tekoa Hovy Porã, no nome em guarani), em um canal que deságua na lagoa da restinga. O réptil, que tinha 1,3 m de comprimento e pesava aproximadamente 15 Kg, havia sido encontrado por moradores no fim da tarde de segunda-feira (20/03), em frente a um condomínio na Avenida Prefeito Alcebíades Mendes (antiga Estrada dos Macacos).

O animal foi deixado na localidade considerada o seu habitat natural, com diversas áreas de pântano e que acumulam água naturalmente em dias de chuva. Para a gestora ambiental Daiana Ramalho, o jacaré capturado se deslocou com facilidade após as chuvas dos últimos dias. “Isso é natural para eles, essa área favorece sua locomoção por ser hidricamente rica”, explicou ela, ressaltando que a espécie é importante para o ecossistema. “Ele é um predador de outras espécies, e isso mantém o equilíbrio ecológico da região”, reforçou.

A gestora ambiental disse ainda que répteis como o jacaré de papo amarelo e espécies de cobras como a jararaca e a jararacuçu vêm sendo encontrados com frequência em Maricá. Para evitar acidentes, ela recomenda que quem os encontrar evite mexer nesses e outros animais. Caso o encontre, o morador deve entrar em contato com a Defesa Civil (através do telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193), cujos agentes são treinados para o manejo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here