Atividade do Comitê dos Bairros foi realizada nesta sexta-feira no Cinema Henfil - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, através do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB), promoveu na manhã desta sexta-feira (17/03) uma “Atividade de Formação” com o tema “Alienação, Fetiche e Reificação no Moderno Capitalismo”. A aula, ministrada pelo professor de filosofia Roberto Ponciano, foi realizada no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, e se desenvolveu a partir dos conceitos filosóficos de Karl Marx e István Mészáros.

“Estou fazendo aqui uma palestra para jovens. A ideia é sair do senso comum, e como se trata de um curso de formação, quero fazer com que esses jovens saiam daqui entendendo um pouco sobre conceitos filosóficos”, disse. “Nossos jovens precisam aprender a dominar melhor os textos políticos, os textos filosóficos, sociais e econômicos em geral”, acrescentou. “Meu papel é esse, desvendar e desvelar os textos”, concluiu o professor.

Segundo os organizadores, esse foi o quinto evento, ligado às atividades de formação, realizado este ano, e contou com a presença de mais de 50 jovens do CDB. A estudante Daiane Silva, de 29 anos, disse não perder nenhuma das atividades organizadas pelo comitê. “Gostei muito! Considero esse tipo de aula fundamental para abrir a nossa visão de mundo. É muito difícil ter acesso a esse tipo de conteúdo. Isso aqui é uma ótima oportunidade de aprendizagem”, afirmou. O estudante Thiago Ramos, de 29 anos, participante assíduo do projeto, contou que a aula lhe possibilitou várias reflexões. “Foi muito esclarecedor. Essa aula nos faz pensar e nos desperta vários tipos de questionamentos sobre o nosso trabalho e principalmente sobre o nosso papel na sociedade”, destacou.

O Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) é um projeto da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, criado ainda na gestão do ex-prefeito Washington Quaquá e continuado pelo prefeito Fabiano Horta. O objetivo do comitê é realizar um trabalho de politização da sociedade civil, ou seja, estabelecer um contato mais direto entre governo e população de Maricá.

Dentro do projeto há uma comissão de jovens que coordenam a área de formação. Além de estudarem e trabalharem, divulgando as ações da Prefeitura e levando as reclamações da população, há uma carga de estudo de formação que está sendo aplicada seguindo duas linhas: formação ideológica e formação institucional.

Para as Atividades de Formação, segundo o coordenador do projeto, professor William Campos, sempre são convidados gestores públicos, secretários municipais, lideranças de formação politica, entre outros, para palestrar e participar das aulas. Na próxima sexta-feira (24/03) está programada uma aula sobre Formação em Gestão Pública com o secretário de Assistência Social Jorge Castor, das 9h no Cineclube Henfil, Centro. O evento é aberto ao público.