Vigas de concreto da ponte na Avenida Zumbi dos Palmares chegaram nesta quinta-feira - Foto: Clarildo Menezes

A construção da nova ponte de ligação entre a Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) e a praia de Itaipuaçu segue dentro do cronograma. Nesta quarta-feira (15/03), a empresa contratada pela Prefeitura iniciou a instalação de um guindaste necessário para a colocação da estrutura metálica.

Segundo o secretário de Obras, Marcos Câmara, o equipamento vai facilitar o serviço. “Nesse projeto optamos, junto a empresa responsável pela execução, em utilizar uma ponte rolante para transportar as vigas para sua posição final. Iniciamos a instalação deste sistema, por isso vemos esta estrutura metálica sendo montada no local, que posteriormente será retirada”, explicou. Nessa modalidade de construção, a estrutura metálica é utilizada para o encaixe das vigas de concreto, que também já começaram a chegar. Cada peça tem 23 metros de extensão aproximadamente e seu deslocamento exige o uso de carretas especiais.

Uma parte da ponte antiga será demolida para que os blocos de fundação das estacas, já cravadas, sejam concretados. A outra parte continuará no local, sendo utilizada como travessia de pedestres até a conclusão da nova estrutura com mão dupla e guarda corpo. “Essa obra tem suma importância para a população e para os visitantes da praia, porque essa ponte antiga foi construída há aproximadamente 45 anos. Sem manutenção e a estrutura comprometida, colocava em risco a vida de todos que passavam pelo local. Com a nova estrutura, os pedestres passam a ter segurança para transpor o canal”, completou Jorge Heleno, engenheiro civil da Prefeitura e fiscal responsável pela obra.