Representantes da rede socioassistencial se reuniram na Casa Digital, no Centro - Foto: Clarildo Menezes

O Grupo de Trabalho Intersetorial de Banco de Dados (formado por representantes da rede socioassistencial e colaboradores) apresentou, nesta quarta-feira (13/03), no fórum Tecendo a Rede, na Casa Digital, o projeto de um cadastro único para unificar informações dos usuários em todas as redes da Prefeitura. No encontro estavam presentes o secretário e a subsecretária da Assistência Social, Jorge Castor e Laura Costa, e representantes de todos os equipamentos da pasta; a secretária de educação, Adriana Costa; representantes das secretarias de Economia Solidária, da Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, da Saúde; a associação Pestalozzi de Maricá; Conselheiros Tutelares e sociedade civil.

O secretário da Assistência Social, Jorge Castor, iniciou o fórum agradecendo a presença de todos e ressaltou a importância da participação das secretarias no Tecendo a Rede. “Fico feliz que este fórum, que foi formado em 2013, tenha tomado esta proporção de responsabilidade enorme. Daqui saem projetos e fluxos para o melhor atendimento para a população. Por isto é necessário o envolvimento de toda a rede da Prefeitura para que todos os profissionais tenham conhecimento dos serviços oferecidos e de alguma formar integrar as ações intersetoriais”, explicou Castor.

A secretária de Educação, Adriana Costa, aplaudiu o projeto da coleta de dados. “É muito bom saber que temos um espaço para falarmos e escutarmos sobre todos os serviços da Prefeitura, principalmente vindo da ponta. Profissionais que atendem diretamente a população”, elogiou. “Nós gestores temos que ter a sensibilidade e humildade de ouvir as reivindicações da sociedade civil e espero conseguir aqui dentro estatísticas de locais para construir escolas e parcerias para desenvolver nosso projeto das escolas abertas aos finais de semana com oficinas culturais e esportivas”, continuou. “Peço que todos deem as mãos e espero que o Tecendo a Rede continue unido do jeito que estamos neste momento”, finalizou Adriana.

O assessor técnico da Proteção Especial da Assistência Social e coordenador do grupo, Alan Christi, contou que o projeto do cadastro único é uma ideia antiga desenvolvida pela Assistência Social, através das Políticas de Deficiência Física, mas fomentou com a proposta do programa federal “Viver sem Limites: Plano nacional dos direitos das pessoas com deficiência”, o qual o colaborador do projeto, Edson Daher, apresentou ao fórum no dia 09/02. O programa tem como finalidade implantar no município um cadastro único, com um mapeamento dos dados de pessoas com deficiência por região, por faixa etária, sexo e etnia. “Por enquanto desenvolveremos, no primeiro momento, a ficha de coleta de dados para que toda a rede tenha uma única comunicação para um usuário,” contou a subsecretária Laura.

Alan declarou que o grupo terá um endereço de e-mail para a comunicação de toda a rede da Prefeitura para que haja troca de informações, além de alimentar o sistema do cadastro único. Convidou os participantes para o Fórum Municipal Intersetorial de Políticas Públicas e Dados Sociais, no qual ainda será marcado a data e local. “Com a criação da ficha consolidada de coleta de dados básicos os profissionais terão uma fonte para pesquisar estatísticas ou demandas e buscar soluções efetivas, além de dar continuidade à um atendimento já realizado em outro setor”, declarou Alan.