Equipe do SAPAD e SEAS irão trabalhar vínculos familiares dos usuários - Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), equipamentos vinculados à Secretaria de Assistência Social de Maricá, promoveram um grupo de família dos usuários com o objetivo de orientar e fortalecer os vínculos familiares. O grupo se encontrará todas as segundas-feiras, às 16h, na sede do Sapad, com diversos temas e a conversa será mediada pela psicóloga Tatiana Barroso. Nesta segunda-feira (13/03), Rafaela Legentil, representante da coordenação da Transferência de Renda, orientou os familiares dos usuários sobre todos os benefícios sociais, as condicionalidades e a importância de manter o Cadastro Único atualizado.

“É necessário atualizar o sistema do Cadastro Único de dois em dois anos ou caso tenha alguma alteração como mudança de residência ou na certidão de nascimento ou casamento. Sem a atualização do cadastro seus benefícios podem ser automaticamente cancelados. Não deixem de procurar o CRAS próximo de suas residências para atualizar o sistema”, explicou Rafaela. A mãe de um jovem em recuperação na unidade tirou suas dúvidas sobre quais benefícios teria direito e o que teria que fazer no caso de transferência escolar. “A senhora deve procurar o CRAS Centro, já que mora no Flamengo, portando a identidade, CPF, número de NIS, a documentação do jovem e a declaração escolar do colégio para o qual foi transferido”, respondeu Rafaela, informando ainda sobre todos os programas sociais federais e municipais.

Segundo o secretário da pasta, Jorge Castor, o apoio familiar é muito importante, sendo mais ainda durante o tratamento. “O papel da família é importantíssimo em todas as fases do processo terapêutico. Tanto a família quanto a equipe responsável pelo paciente necessitam estar alinhados objetivando adquirir confiança e vinculo, para que se estabeleça uma relação de confiança e de aceitação ao tratamento, o que vai garantir a efetividade do tratamento”, declarou Castor.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here