Secretária Adriana Luiza conversou com pais e responsáveis com a proposta de incluir alunos sem deficiência na unidade

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, reuniu na manhã desta segunda-feira (13/03) os pais e responsáveis dos alunos da Escola Especial Rynalda Rodrigues da Silva, no Centro de Maricá para apresentar a proposta de ressignificação  da unidade escolar. A proposta é que a escola se torne regular. “Faremos a inclusão de novos alunos nesse espaço escolar, o Rynalda deixará de ser uma escola exclusivamente especial e passará a atender também alunos “ditos” normais”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. “Faremos isso com cuidado, responsabilidade e acima de tudo respeito. É importante destacar que os alunos do Rynalda terão seus direitos garantidos e que permanecerão na escola”, completou.

Além da inserção da escola regular também será revisto o plano pedagógico para os alunos especiais matriculados no Rynalda e atividades que estimulem habilidades dos alunos também farão parte da grade curricular dos estudantes especiais. “Temos consciência que esse será um grande e prazeroso desafio para todos nós da equipe escolar mas temos certeza que essa experiência será fantástica para os nossos alunos”, destacou a diretora da unidade, Helena Beatriz Rios, “Dessa vez não serão os especiais que serão incluídos nas escolas normais e sim os alunos regulares que serão inseridos em uma escola especial. Tenho certeza que essa troca de saberes será muito importante para todos”, acrescentou Beatriz, à frente da escola há 4 anos.

Os pais demonstraram receptividade. “Minha filha estuda no Rynalda há quinze anos, antes daqui ela já foi matriculada em outras escolas especiais no Rio, mas nunca teve tantos avanços como aqui nessa escola. Aqui, com a ajuda dos grandes profissionais da rede, ela está ultrapassando todas as expectativas médicas. Espero que essa mudança venha para melhorar ainda mais a escola Rynalda”, declarou, Marcello Ribeiro.

A unidade escolar passará por adequações e ainda esse semestre o Rynalda Rodrigues da Silva começará a receber matrículas de alunos regulares. A Secretaria de Educação divulgará em breve o segmento contemplado com as novas vagas.