Renato Machado e Willian Campos apresentaram as novidades do Pré-Enam 2017 - Foto: Fernando Silva

O secretário Geral de Governo, Renato Machado, anunciou na manhã desta sexta-feira (10/03), a ampliação do Pré-Enem Popular 2017 para os bairros de São José do Imbassai e Itaipuaçu, além do Centro e de Inoã, que já funcionaram com sucesso em 2016. Na ocasião, o secretário recebeu alguns dos estudantes que fizeram o Pré-Enem Popular 2016 e foram aprovados em universidades públicas e privadas.

“Quero aproveitar para parabenizar a todos os aprovados que souberam aproveitar as aulas. Temos aqui futuros engenheiros, arquitetos, profissionais de TI”, disse. “Tivemos um 1º lugar aprovado em direito, o que comprova que esse projeto é um investimento necessário e que já trouxe bons resultados. Por isso precisamos dar continuidade, melhorando e ampliando o Pré-Enem para atender ainda mais estudantes”, acrescentou. “Vamos aumentar o número de alunos, e por isso incluiremos São José e Itaipuaçu”, concluiu o secretário.

O Pré-Enem Popular de Maricá começou no segundo semestre de 2016 com 534 inscritos. Deste número, 323 participaram das entrevistas presenciais e ficaram aptos para frequentar  as aulas, onde o único critério é que o estudante seja morador do município de Maricá. O projeto teve, até agora, quase 50 aprovados, incluindo alguns classificados nas primeiras colocações. Entre eles a estudante do curso técnico de Edificações, Aléssia Guimarães, de 18 anos, que passou em 5º lugar para Arquitetura e em 8º lugar para Relações Internacionais, ambas as vagas para Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Eu já pretendia fazer Arquitetura e acredito que o Pré-Enem Popular me ajudou a conseguir essa vaga. Primeiro pela forma como foram realizadas as aulas, enxugando o máximo de conteúdo, dentro do pouco tempo que nós tínhamos, possibilitando que nós aprendêssemos e absorvêssemos o máximo de informação, e segundo pela dinâmica das aulas que por ter muita gente permitia uma troca de experiências e historias de vida que contribuiu muito para a preparação”, analisou.

O músico Anderson Lima, de 21 anos, que conquistou a 21º lugar do disputado curso de Tecnologia em Sistemas de Computação afirma que sem as aulas do Pré-Enem não conseguiria a disciplina necessária para estudar para as provas. “Noventa por cento do que me permitiu conquistar a vaga na UFF foi o pré-vestibular popular”, descreveu Anderson. “A Redação foi sem dúvidas o que me impulsionou na prova, durante o pré-vestibular fui muito bem nisso e como tinha pouco tempo para estudar o Pré-Enem Popular me deu essa disciplina”, emendou. “Todos os dias tinha um horário certo para fazer os exercícios, fui praticando e conquistando conhecimento e confiança para me sair bem”, completou Anderson.

A coordenação do projeto contará este ano com Vitória Marins e Matt Sobreira, dois ex-alunos do o Pré-Enem Popular 2016, além da União Maricaense dos Estudantes Secundaristas. De acordo com o coordenador geral do projeto, professor William Campos, colocar ex-alunos na coordenação é uma forma de motivar quem está chegando. “O aluno precisa que dê certo, pois o que está em jogo é a vida acadêmica e profissional dele e no ano passado isso aconteceu com vários alunos, então escolhi dois ex-alunos para que eles assumam essa posição de coordenação”, analisou. “O aluno quando vê um jovem na coordenação se sente mais valorizado, respeitado, representado. São jovens coordenando outros jovens”, destacou Campos.

As inscrições do Pré-Enem Popular 2017 devem ter inicio no mês de abril e como no ano anterior deverão ser realizadas através do site da Prefeitura. A previsão é que as aulas comessem no dia primeiro de maio, data em que se comemora o dia do trabalhador e os 100 anos da primeira Greve Geral no Brasil. Comparando com a primeira edição do Pré-Enem Popular, este ano, os alunos terão um tempo maior para se preparar e consequentemente estarão ainda mais capacitados para as provas do ENEM 2017, que deve ter o seu edital publicado em 10 de abril.