Mulheres participaram de atividades esportivas no CEU nesta quinta-feira - Foto: Araújo José

A Secretaria de Esportes e Lazer de Maricá realizou nesta quinta-feira (09/03), na quadra poliesportiva do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, um evento em homenagem às mulheres em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher no dia 8 de março. Atletas e dezenas de alunos integrantes dos projetos esportivos do CEU, além de convidados, participaram da festa, que teve direito a uma mesa de frutas.

“Há 50 anos, a mulher era apenas “do lar”. Hoje, a jornada para ela é múltipla, pois a mulher ocupa também o mercado de trabalho e de estudo, além de cuidar da casa e da família. Somos guerreiras, então, merecemos todas as homenagens”, disse a primeira dama Rosana Horta, presente ao evento. O secretário de Esportes, Filipe Bittencourt, agradeceu a presença de todos e disse que é projeto de sua gestão, difundir o esporte no município, com a prática saudável e melhoria da qualidade de vida para os maricaenses. “Estamos ampliando o leque de ofertas no CEU, e vamos implantar projetos nos bairros, muito em breve”.

A apresentação foi aberta com uma demonstração das alunas de ginástica alternada. Os professores de Educação Física Kenia Barbieri e Raphael Real coordenaram as atividades. Em seguida, o mestre Paulo Salles e seus alunos apresentaram números de Tai chi chuan. Foram homenageadas com uma rosa e uma placa comemorativa: Rosana Horta, Sandra Dias (coordenadora do CEU), a professora Kenia Barbieri, a atleta do CBTarco Anne Marcele Gomes (1º lugar na fase nacional das Olimpíadas 2016), Dirma Barcellos, Míriam de Souza Viana e Letícia Pereira Nunes (3ª idade). Após a homenagem, houve sorteio de brindes de cosméticos para o público presente.

“Eventos como esse são importantes para o município. Além de mostrar a força das mulheres, representam a preocupação do governo em divulgar o que existe de bom na cidade”, comentou a graduanda em Tai chi chuan, Neide Rodrigues, 59 anos, moradora de Cordeirinho. “Estou me preparando para entrar no Kung-fu”, acrescentou. A arqueira Anne Marcele Gomes, 23 anos, campeã da fase nacional das Olimpíadas 2016, e nono lugar no ranking internacional, também elogiou: “Treino desde meus 15 anos, e tive minha grande oportunidade ano passado. É muito bom ver seu trabalho reconhecido”.

As amigas Joana Íris, 27, moradora de Itapeba, Eliana Linhares, representante comercial e Salomé Souza, 45 anos, participam do projeto de ginástica do CEU. “Salomé é a mais disposta e quem nos convidou para entrarmos no projeto”, disse Eliana Linhares. “Quando terminar aqui, vou aproveitar o serviço grátis de limpeza de pele. Temos que nos manter em forma e bonitas”, completou. Além das autoridades citadas, participaram a secretária de Saúde, Simone Costa Silva; a subsecretária de Assistência Social, Laura Vieira; a secretária de Cultura, Andrea Cunha; e o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino.