Mulheres receberam rosas e participaram de uma café da manhã rural na Praça do Turismo - Foto: Clarildo Menezes

Nesta quarta-feira, 08/03, é comemorado o “Dia Internacional da Mulher”. Em Maricá, a Prefeitura preparou uma programação especial para as homenagens. Na Praça Conselheiro Soares Macedo (Centro), a equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca ofereceu para elas rosas vermelhas e um café da manhã rural com direito a leite, queijo, ovos, aipim, bolos, doce de abóbora, água de coco e mel puro, que na cidade é produzido em Ponta Negra, no Bananal, na Figueira, em Pindobas e no Retiro.

Responsável pela produção, o apicultor Luiz Claudio Cole (76 anos), morador de Itapeba aproveitou a ocasião para conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental. “As pessoas tem que preservar beija-flor, marimbondo, insetos em geral e principalmente, abelhas nativas sem ferrão, porque sem elas, algumas plantas não crescem. E sem mato, as abelhas também não produzem”, explicou Luiz, acrescentando que o trabalho que realiza pode ser feito em qualquer lugar. “Se você tem um local na sua casa que pode produzir mel, eu vou lá e coloco as minhas abelhas”, acrescentou.

“Tive o cuidado de trazer para o café da manhã produtos produzidos da nossa agricultura aqui de Maricá para mostrar à população o potencial da cidade”, disse o secretário Júlio Carolino, que, ao lado da esposa Aline, fez questão de entregar uma orquídea e uma cesta com vários produtos (cenoura, tomate, carambola) à primeira dama Rosana Horta. “Sou muito simples e prática. Para mim, dia da mulher é todo dia porque a mulher é guerreira no dia a dia. Ela trabalha fora e em casa, cuida de filhos. Mas eu gosto de comemorar, de festa, então hoje para mim é um dia muito importante”, agradeceu Rosana.

Vários secretários de governo também prestigiaram a festa: Leonardo Alves (Planejamento, Orçamento e Gestão), Adriana Luiza (Educação), Maria Inês Pucello (ISSM) e Renato Machado, que representou o prefeito Fabiano Horta. “Me sinto privilegiado por ser secretário Geral do governo que proporciona um momento especial como esse. Quero também parabenizar a terceira idade e dizer que me sinto orgulhoso em fazer parte disso. Em ver potencializado todo este trabalho de valorização da mulher em nossa cidade”, declarou.

Os idosos atendidos pela Secretaria de Políticas para a Terceira Idade também estrelaram momentos felizes, chamando a atenção com apresentações de tai chi chuan, dança criativa, canções nacionais e internacionais interpretadas pelo grupo musical “Nossa Alegria”. Uma realização para a secretária Leziree Figueiredo. “A maior parte do grupo são mulheres. Para elas, mostrar um pouco do que é realizado em sala é importante porque muitas foram deixadas de lado pela família ou passaram por depressão encontrando no grupo um motivo para voltar a viver”, contou.

Para Ana Lucia Silva (51 anos) que faz dança do ventre na unidade do Centro “é bacana porque a gente tem pouca oportunidade. Então ter uma homenagem para a gente é tudo”, disse. Alcília Pereira Moraes (72), moradora da Mumbuca, estava emocionada. “Um evento assim é muito bom porque dá a oportunidade às pessoas de idade de se mexer. Acho muito importante comemorar, nós todas gostamos. Afinal, o dia da mulher não é só fazer os serviços de casa, é fazer outras coisas também”, ponderou.

A deputada estadual Rosangela Zeidan falou da luta das mulheres e as homenageou com a leitura da poesia “Aviso da lua que menstrua” de Elisa Lucinda. “Quem mais sofre são as mulheres. Aqui em Maricá foi uma luta grande, mas elas conseguiram uma secretaria que registra e ajuda as vítimas de violência. Hoje é um dia em que a gente festeja nossa luta. Peço que vocês, mulheres da sociedade assumam a briga pela volta dos Vermelhinhos”, apelou.

À frente da Coordenação de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda completou: “Mulheres lutaram contra opressão, contra a fome. Nós temos que nos manter em luta sempre porque os nossos direitos estão sendo cada vez mais subtraídos de nós. Aumentaram nossa jornada de trabalho dificultando nossa aposentadoria. Diariamente, sete mulheres são mortas por seus companheiros. Vamos lutar contra isso, pela igualdade e um mundo sem violência”, completou.

O secretário de Turismo, Robson Dutra, também falou sobre a importância da data: “Este é um momento importante porque em todos os sentidos, desde nosso nascimento e criação, não somos nada sem as mulheres. Hoje a mulher faz tudo, trabalha fora, cuida dos filhos, dos maridos e faz algumas coisas até muito melhor que nós homens. Então a mulher é muito especial”, resumiu.

Perto dali, funcionárias da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito também realizavam sua homenagem. Quatro agentes, todas mulheres, entregavam rosas amarelas às motoristas que passavam pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, na altura da ponte da Mumbuca. O próprio secretário Celso de Almeida Netto entregou algumas das flores e afirmou que a ação tem como tema “Mulher Prudente, Trânsito Eficiente”. “Essa é uma campanha que vamos realizar em caráter permanente na cidade. Hoje em dia, há menos preconceito contra as mulheres ao volante, mas ele ainda existe e é preciso combate-lo”, lembrou. À tarde, a ação se repetiu em frente ao prédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na esquina das ruas Barão de Inoã e Álvares de Castro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here