Imagem do espetáculo teatral
Espetáculo mostra os discursos de ódio mais comuns como racismo, machismo e homofobia - Foto: Clarildo Menezes

A plateia do Cinema Público Municipal Henfil ficou lotada na noite do último sábado (04/03) para a apresentação do espetáculo “Alma Cega”, com texto de Odemir Capistrano e direção de Perceu Silva. No palco, quatro atores e um músico mostraram os mais comuns discursos de ódio que existem – racismo, machismo e homofobia – e seu contraponto, marcado pela poesia de Carlos Drummond de Andrade, que afirmava ao fim de cada ato: “Eu decidi ficar com o amor, o ódio é um fardo muito grande para suportar”.

Durante a apresentação, os atores Rian Gago, Elisa Ribeiro, Natália Figueira e Ingrid Lacerda mostravam situações de desrespeito e humilhação a mulheres, negros e homossexuais que ocorrem diariamente para, em seguida, mostrar números de vítimas do preconceito e também afirmar o quão importante é a tolerância. Tudo marcado de forma dramática pelo violoncelo de Pedro Szigethy.

O elenco ainda foi buscar gente do público para participar e que saiu impactada. “Quase morri na cena do estupro, foi muito forte. Adorei estar ali com eles”, disse a estudante Leila Mota, de 20 anos, que participou de um momento de brincadeira e inocência no palco. Houve também quem chegasse às lágrimas no fim, como Tatiane Morais, de 38 anos. “Vejo coisas assim acontecendo todos os dias, não comigo, mas com pessoas que conheço e que amo. Sou casada com um negro, tenho filhos negros e sei como isso é cruel com essas pessoas, e o espetáculo retratou isso muito bem”, atestou ela, que mora em Itapeba.

“É um momento em que muita gente revê sua própria condição existencial e sai transformada da plateia, tenho testemunhos de gente que se reconheceu em um dos dois lados, o que ataca e o que sofre, ou que presencia essas situações”, contou o autor da peça, ao falar do desafio proposto pelo diretor, que relembra: “Apenas lancei a proposta e ele embarcou, e o que saiu foi algo ainda mais profundo do que eu imaginava”, afirmou Perceu.

Sábado tem “Totó no Rolê”

A programação teatral iniciada em fevereiro termina no próximo sábado (11/03) com a peça infantil “Totó no Rolê”. Com início às 18 horas, o espetáculo conta a história de Totó, um palhaço que está preparado para encontrar as pessoas. Como quem não quer nada, conduz o público a uma viagem na música, truques de mágica, brincadeiras, cascatas e improviso, construindo a poesia e a transgressão que é o estar em roda, convívio, dividindo, trocando e rindo junto.

Os primeiros espetáculos encenados dentro da programação foram “Zé Farinha, O Palhaço Mágico” e “Perfume de Gardênia”. Com capacidade para 180 espectadores, o Cinema Público Municipal Henfil fica no Centro de Maricá, na esquina das ruas Domício da Gama e Alferes Gomes, próximo à Praça Orlando de Barros Pimentel.