Imagem do laboratório do hospital Conde Modesto Leal
Foto: Michel Monteiro

Não serão apenas os insumos e medicamentos que estarão reforçados a partir deste Carnaval para quem buscar atendimento na rede pública de saúde em Maricá. Uma das salas de pós-operatório do Hospital Conde Modesto Leal passou por uma reforma e vai oferecer mais conforto aos pacientes. A enfermaria terá quatro leitos e dispõe de um novo banheiro com chuveiro e corrimões laterais, com portas mais largas para melhorar a acessibilidade.

“Isso é importante porque a maioria dos casos que atendemos, principalmente nesta época, é de ortopedia, gente com dificuldade para se locomover. Com esta reforma, mesmo quem acompanha esses pacientes poderão ajudar melhor a quem se recupera”, projeta a secretária de Saúde do município, Simone da Costa e Silva, que revelou outra novidade: os laboratórios de análises clínicas do hospital e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas voltaram a funcionar nesta quarta-feira (22/2) em caráter ininterrupto. “Isso vai facilitar, por exemplo, a detecção de consumo de álcool e drogas, principalmente neste período”, ressaltou a secretária.

Esquema de plantão – A Secretaria de Saúde divulgou também o esquema de atendimento nas unidades de saúde e nos locais onde haverá concentração durante o Carnaval. As equipes de plantão no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, vão contar com quatro clínicos gerais em cada turno, além de dois cirurgiões, dois ortopedistas, dois obstetras, três pediatras e um anestesista, com duas ambulâncias disponíveis. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, em Inoã, terão quatro clínicos durante o dia e outros três à noite, também com uma ambulância.

Serão montados ainda postos de atendimento médico nas áreas de circulação do Centro (dois), Itaipuaçu e Ponta Negra. A novidade deste ano serão os agentes de saúde do programa de DST/AIDS, que vão circular entre os foliões distribuindo preservativos e realizando a testagem rápida para diagnóstico do vírus HIV. A ação ocorrerá também nos blocos e nas praias de maior movimento.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here