Imagem da limpeza na Praça Conselheiro Macedo Soares
Durante a folia, equipes trabalharão 24h para garantir a limpeza de toda cidade - Foto: Divulgação

As equipes da Secretaria de Conservação atuarão em plantões durante o Carnaval em 24 pontos, as 24 horas do dia. O efetivo de 383 homens atuará em sete turnos, nos serviços de varrição em bairros como Araçatiba, Boqueirão, Mumbuca, Itapeba, Parque Nanci e Centro, entre outros, além das unidades do Minha Casa, Minha Vida de Inoã e de Itaipuaçu – esse serviço também é executado desde 04/02 pela Secretaria de Obras.

No apoio ao serviço de varrição, serão utilizadas seis retroescavadeiras, doze caminhões e seis carretas de 30 m³ (cujo uso será alternado com a Secretaria de Obras) que escoarão o lixo para o Centro de Tratamento de Resíduos de Itaboraí – local onde o volume coletado na cidade normalmente é levado.

Já a limpeza da orla (Ponta Negra, Barra, Itaipuaçu) será feita na parte da manhã e ficará a cargo de 100 homens da Secretaria de Obras. Serão utilizadas cinco retroescavadeiras, oito caminhões e seis carretas de 30m³ (cujo uso será alternado com a Secretaria de Conservação). “Será feita a varrição de toda a orla das praias e também das lagoas”, adianta o secretário de Obras, Marcos Camara.

Haverá também o serviço de lavagem de locais como as praças Orlando de Barros Pimentel e Conselheiro Macedo Soares, além das calçadas da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo. Mesmo com banheiros químicos distribuídos no entorno de praças e outros logradouros, a lavagem das calçadas, nestes locais, se faz necessária. “No dia do Baile Municipal, na Praça Orlando de Barros Pimentel, iniciamos o trabalho de varrição às 14h, e, assim que a festa terminou, lavamos a praça e o entorno da igreja”, disse o coordenador Leonardo Alvarenga. “No Carnaval usaremos duas pipas-d’água e um caminhão vacol. Foram adquiridos três mil sacos de lixo, 300 lixeiras com rodas e 100 novas lixeiras fixas. Serão distribuídas também 90 mil sacolas plásticas para que a população se conscientize e recolha seu próprio lixo, participando desta forma de uma campanha educativa sobre poluição ambiental”, acrescentou.

Segundo o coordenador de Iluminação Pública, Márcio Mattos, durante a folia uma equipe da coordenação estará de plantão com o caminhão equipado com cesto aéreo para atuar nos locais onde houver demanda de conservação para pontos de iluminação.