"Sob o Céu Sob o Sol" com músicas que tenham mulheres como tema estará na agenda - Foto: Clarildo Menezes

A Coordenação de Políticas para as Mulheres, pasta vinculada à Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher reuniu nesta terça-feira (21/02), no prédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com representantes de várias pastas para discutir a programação do Dia Internacional da Mulher.

Comemorada no dia 8 de Março, a festividade começa cinco dias antes com a abertura às 18h, na Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro, com o projeto Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá Especial tratando músicas que tenham as mulheres como tema. A reunião contou com a presença da primeira dama, Rosana Horta, que falou sobre a importância da participação multidisciplinar. “Espero que sejam colocadas aqui boas ideias para conscientizar e melhorar a vida das mulheres do nosso município”, comentou.

Neste primeiro encontro foram apresentadas algumas ações como a realização de audiência pública para discutir a implantação do Juizado de Violência Doméstica em Maricá. Com a instalação do juizado, casos dessa natureza passariam a ser cuidados com exclusividade e com isso, poderiam ter a tramitação agilizada.

Coordenadora de Políticas para as Mulheres da secretaria, Luciana Piredda afirmou que a intenção é dar visibilidade às questões da mulher, de gênero. “Vamos levar informação principalmente para as mais carentes”, ressaltou. Com a reunião, Luciana Piredda pretende integrar as secretarias em ações e serviços que possam ser realizados mais próximos da população feminina. “Levaremos programas da Secretaria de Assistência Social, Bolsa Família, palestras sobre autonomia econômica, saúde da mulher, entre outros”, ressaltou.

As ações acontecem até o dia 31 de março. O encerramento será na Câmara Municipal com o Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart, que está em sua terceira edição. A premiação, uma parceria entre o Executivo e Legislativo da cidade, premia 30 mulheres que tem ou tiveram participação de destaque na luta dos direitos da mulher. “Queremos trabalhar o mês inteiro na luta contra o machismo que mata mulheres todos os dias”, finalizou Piredda.