Na sede da prefeitura foram instaladas placas e demarcadas vagas preferenciais - Foto: Clarildo Menezes

Equipes da Secretaria de Segurança Pública continuam fazendo intervenções em diversos pontos da cidade. As medidas foram adotadas para resolver conflitos de mobilidade e reduzir o número de acidentes. Entre elas estão: sinalização de placas; pintura das faixas de retenção, travessias, lombadas e eixos; colocação de tachões, segregadores e placas na rotatória; implementação de semáforo e rotatórias no Centro, em Itaipuaçu e São José do Imbassaí.

No Centro, o cruzamento da Rua Domício da Gama com a Rua Clímaco Pereira, em frente ao Hospital Conde Modesto Leal, ganhou rotatória, sinalização vertical (placas) e horizontal, com tachões e segregadores. Rodrigo Chiarelli e Leonardo Silva, coordenadores de base e de frota do SAMU, respectivamente, consideram a medida válida. “Ali já aconteceram muitos acidentes. Sem grandes proporções. Mas de moto, principalmente. As pessoas que vêm da Clímaco Pereira não querem fazer o contorno após o convento, passar pela Rua Padre Arlindo Vieira e sair novamente na Rua Clímaco Pereira, em frente ao Posto de Saúde. Aí fazem o balão, a não ser quando têm agentes”, disse Rodrigo. “Vai melhorar também para as ambulâncias que não podem avançar sinal, andar na contramão, para não acabar matando em vez de socorrer. Isso facilita o serviço, porque a pista sendo só mão acaba obrigando o condutor a dar um voltão, mas se o acidentado é muito grave e está vindo de Itaipuaçu, por exemplo, o motorista acaba fazendo 20, 30 metros em contramão. Isso vai acabar”, acrescentou Leonardo.

Trabalhando numa banca de jornal das proximidades, Arinaldo Gaioti, de 47 anos, também ficou satisfeito com a mudança. “Assim fica melhor, tudo dentro da lei”. Na banca ao lado, há quase 20 anos, a vendedora de doces, salgados e biscoitos Jandira Felix Freire, de 67 anos, concordava. “Aqui estava um problema sério, acidente a beça. Agora vai ficar muito melhor”, explicou. Perto dali, o estacionamento com vagas em 45º em frente a uma loja de rações, permitida por cerca de 30 minutos com o pisca alerta ligado, agora passou a ser proibido. Os motoristas podem estacionar na horizontal, cerca de 50 metros à frente do convento, embora por apenas 15 minutos. “As pessoas podiam parar com o pisca alerta ligado e realizar compras naquele comércio da área, mas não respeitavam. Inclusive, muitas vezes, abandonavam os carros ali e iam para cidades vizinhas como Niterói e Rio de Janeiro trabalhar. Isso acabou. Quem insistir ficará sujeito a multa e reboque”, explicou Victor Guimarães, engenheiro de trânsito da secretaria.

Moradora do Parque Eldorado, Marcia Lyrio Rodrigues, de 67 anos, proprietária da loja de rações que funciona no trecho há quase 40 anos, tem apenas uma preocupação: seus clientes. “Eu acho que modificar as regras do jogo nesta época de carnaval em que a cidade está mais lotada é complicado. Então peço que os guardas de trânsito orientem os clientes para comprar rápido e assim evitar as multas, senão vou perder a metade deles”, disse.

Na Rua Álvares de Castro, em frente ao Paço Municipal (prefeitura), as equipes fizeram a sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas) para demarcar vagas preferências de idosos, gestantes e deficientes, além da pintura da rampa para deficientes. No estacionamento da prefeitura, a rampa de deficientes também ganhou pintura adequada -amarela (nas bordas) e azul (símbolo de deficiente).

No cruzamento da Rua Aluyzio Costa da Silva com a Rua Fernando Henrique Assumpção, funcionários de trânsito também realizaram a sinalização horizontal com a colocação de tachões e a pintura da pista, para impedir que os motoristas continuem seguindo pela contramão. Além disso, a Rua Barão de Inoã, onde funciona a delegacia, considerada uma área de conflito, ganhou pintura, placas de cruzamento e pare nas duas pistas.

Uma solicitação antiga dos moradores, o trabalho de sinalização vertical com a placa de retorno foi realizado na Avenida Vitória Régia, na praça do Barroco (Itaipuaçu), em frente ao DPO e ao posto da Guarda Municipal. No mesmo bairro, equipes de Obras também estão sinalizando uma área de conflito no cruzamento da Rua Governador Leonel Brizola (antiga Rua 35) com a Rua 83. O trabalho inclui a pintura das faixas de retenção e de eixo, a colocação de dois quebra-molas e a implementação do semáforo em ambas as vias. Placas de sinalização também serão colocadas. Em São José do Imbassaí, intervenções são realizadas na Estrada Velha – considerada a principal entrada do bairro – e a Estrada Real, com a pintura de eixo duplo, travessias e lombadas; colocação de tachões, segregadores e placas na rotatória.