As principais interdições serão no Centro, em Ponta Negra (foto) e Itaipuaçu - Foto: Michel Monteiro

Quem estiver em Maricá durante os dias de Carnaval e for de carro aos locais de maior concentração deverá ficar atento aos esquemas de trânsito que estão sendo montados. No Centro e em Ponta Negra, por exemplo, as interdições vão funcionar 24 horas por dia, começando na sexta-feira (24/2) por volta das 17h e terminando na manhã da quarta-feira de Cinzas (01/3). Áreas como Itaipuaçu vão utilizar os esquemas já conhecidos de outros anos. Blitz da Operação Lei Seca, ação em parceria com o município, acontecerão por toda cidade durante o Carnaval.

A novidade deste ano será mesmo em Ponta Negra que, além da interrupção permanente de sexta à quarta, terá uma inédita configuração de acesso e saída, que deve passar a ser o modelo adotado em outras ocasiões festivas. O motorista que acessar a região pelas rodovias RJ-106 e RJ-118 (vindo de Bananal) seguirá em mão dupla pela Rua São Pedro Apóstolo até a altura do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), onde deverá entrar pela Rua Beira de Lagoa (a mesma da E.M. Reginaldo Domingues) e seguir até a via que margeia o canal em direção à praça.

O trecho da Rua São Pedro Apóstolo entre a praça e o DPO terá apenas circulação de saída do bairro. Na margem oposta do canal, a Rua Capitão José Caetano de Oliveira, que margeia o canal entre a ponte a Avenida Maysa, servirá de acesso e saída para quem vem da região de Cordeirinho. As ruas transversais Quatro e Santa Clara estarão liberadas ao trânsito até a esquina com a Avenida Maysa. Estas e outras vias internas poderão ser usadas para estacionamento.

Os ônibus de excursão terão de parar no posto da Secretaria de Segurança Pública que fica no quilômetro 3,5 da RJ-118, em Bananal, para que os motoristas sejam identificados. Em seguida, ele poderá entrar no bairro para deixar os turistas e terá de retornar e estacionar no posto.

Centro e Itaipuaçu – O esquema será o mesmo que já é utilizado tradicionalmente em outros eventos, sendo que neste carnaval será mantido também 24 por dia, da tarde do dia 24 até a Quarta de Cinzas. As interdições ocorrerão na Avenida Nossa Senhora do Amparo (a partir da esquina com a Rua Alferes Gomes), nas ruas Domício da Gama (trecho entre as ruas Senador Macedo Soares e Alferes Gomes), Álvares de Castro (entre a Praça Orlando de Barros Pimentel e a Rua Fernando Henrique Assumpção) e Barão de Inoã (da praça até a esquina com a Rua Hilário Queiroz da Silva). Em Itaipuaçu, as principais interdições serão na Avenida Beira-Mar (onde vai ficar o palco principal) e na esquina da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um) com a Rua Antônio Marques Mathias (antiga 36).

Atendimento – Em todos os locais onde houver interdição, moradores e visitantes permanentes (que estarão passando carnaval na cidade) vão receber uma credencial de acesso às ruas fechadas, que deverá ser fixada no vidro dos carros. Dentro das áreas de circulação, os foliões poderão contar com tendas de atendimento para obter informações e buscar objetos perdidos, por exemplo.

As crianças receberão pulseiras de identificação onde constarão os nomes dos responsáveis e telefone para contato. No Centro, as pulseiras podem ser obtidas no posto do Grupamento de Trânsito Urbano (GTU) ou no prédio-sede da Secretaria de Segurança Pública, na Rua Barão de Inoã (ao lado da praça). Em Ponta Negra, a distribuição será no posto do órgão em Bananal e na praça principal do bairro. Quem for a Itaipuaçu pode pegar as pulseiras no posto da Guarda Municipal no Barroco, que fica ao lado do DPO da Polícia Militar.

O efetivo total da Secretaria de Segurança Pública de Maricá (que inclui integrantes da Guarda Municipal) será de 400 agentes atuando nas ruas, com apoio da central de videomonitoramento que funciona no prédio sede do órgão, no Centro. Em recente reunião, a PM garantiu que haverá reforço no policiamento. De acordo com a Secretaria de Segurança, serão 90 policiais em cada um dos dias, num total de 450 agentes.