Representantes do Comdef e da prefeitura discutiram propostas para deficientes - Foto: Divulgação

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef), com apoio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo reuniões com todas as secretarias municipais para apresentar propostas e melhorias para pessoas com deficiência física, além de orientar a todos sobre os trabalhos feitos pelos conselheiros. Os integrantes do conselho já se reuniram com as secretarias de Comunicação, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Pecuária e Pesca e Educação, além da própria Assistência Social.

O conselho expôs para os secretários e equipes estatísticas, orçamento municipal e projetos necessários para as pessoas com deficiência no município. Em cada pasta estão sendo propostos projetos específicos como as adaptações nas calçadas e acessibilidade em todos os estabelecimentos do município, ou a implantação em Maricá do Dia Nacional de Pessoas com Deficiência (comemorado em 21 de setembro), além de realizar eventos e orientações, através de panfletagens e palestras, para conscientização das necessidades deste público. À Secretaria de Educação foi proposto desenvolver o EJA diurno, especialmente para pessoas com as diversas deficiências.

A Coordenação de Políticas para Pessoas com Deficiência, vinculada à pasta da Assistência Social, também já havia feito estas solicitações e integra o conselho. O equipamento funciona há mais de 5 anos, com duas vans adaptadas, transporte para tratamento na Andef, AFR e Pestalozzi. Bem como o Riocard Especial, coordena empréstimos de cadeiras de rodas e muletas, bem como doação de órteses e próteses em parceira com a Pestalozzi e a Abrae.