Público aprovou o evento-teste realizado domingo (12/02) em Ponta Negra com shows na praia - Foto: Michel Monteiro

O próximo fim de semana em Itaipuaçu será movimentado com mais um evento de pré-carnaval agendado para o dia 19/02. Será o segundo teste para que a Secretaria de Segurança possa ajustar o planejamento de fechamento de ruas e deslocamento de foliões no distrito. Vias no entorno dos pontos de festa serão fechadas, a exemplo dos dias de Carnaval. O efetivo formado por vinte guardas municipais e dez agentes de segurança fará o simulado, monitorando o trânsito e o movimento nas ruas e pontos de festa do bairro. O principal ponto de desvio será na Avenida da Praia com Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1).

Mesmo sendo uma preparação técnica, o show promete animar o dia da mesma forma como aconteceu em Ponta Negra no fim de semana passado. No palco instalado pela Prefeitura se revezarão o som eletrônico de 12h às 14h com o DJ Eduardo, show de Agura´s Band, com a participação do cantor Laranjeiras, às 13h30, o cantor Bruno Fortes, às 15h e, fechando o dia, o bloco Gaviões de Itaipuaçu com a Bateria Nota 10 a partir das 17h.

O evento deste domingo (12/02), em Ponta Negra atraiu moradores e visitantes ao palco montado próximo à Rua 4, em um teste considerado bem sucedido. A segurança pública foi montada com viaturas e 50 homens – 25 homens da Guarda Municipal e 25 Agentes de Segurança -, que monitoraram o trânsito, com desvio na Avenida Maysa Monjardim com a Rua 4, e o movimento na orla. Foram apreendidas cinco motocicletas, por falta de documentação ou estado precário do veículo. Foram registrados 21 socorros pelos guarda-vidas da Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros Militar, sem nenhuma ocorrência de maior gravidade.

Um público animado assistiu às apresentações de Laranjeiras e a Agura’s Band. Laranjeiras é autor dos sucessos “Minha pipa tá no ar”, “Me dá um cheiro”, e “Quando eu vim da Bahia”. A seguir, apresentaram-se Ed Baiano (violão e voz) e Rafael Caçula e sua banda, que levantou a plateia com samba e pagode, um repertório que incluiu sucessos do Fundo de Quintal, de Clara Nunes e hits de compositores mais recentes, como Rodriguinho (Os Travessos).

O Rei Momo 2017, Antônio Will, marcou presença na primeira agenda, ainda que extra-oficial. Morador de São José do Imbassaí, Will contou que foi passear em Ponta Negra e acabou convidado para o pagode. O secretário municipal de Turismo, Robson Dutra, declarou que toda atenção está sendo dada pela Prefeitura para que o Carnaval supere as expectativas. “Agentes de segurança, de saúde, estarão a postos para atender e prestar informações para o que for necessário. Foram colocados banheiros químicos atrás do palco, que contará com música ao vivo, nos horários de maior pico, alternando com os blocos locais. É certo que teremos um excelente Carnaval por aqui”, garantiu.

A estudante Priscila Gonçalves, 29, veio de Alcântara com amigas, para curtir Ponta Negra. “É a primeira vez e estou adorando”, disse. Outro grupo de São Gonçalo, formado pelas amigas Cíntia Camargo (representante comercial, 34 anos), Karine Marina (engenheira, 35 anos) e Kamila Machado (cabeleireira , 24 anos) esteve acompanhado pelos também amigos Wiliam de Oliveira, Cristiano Vilar e Christian Silva, também pela primeira vez em Ponta Negra, aderiu ao pagode. “Samba no pé faz bem à saúde”, disse Cíntia.

Já os microempreendedores Alberto Freitas, 35, e sua esposa Kariane Ramos, de Nova Iguaçu, levaram a pequena Giovana, de dois anos e meio, e a avó materna, Carmelita Ramos, 55, para participarem da festa. “Adoramos. Vamos passar o Carnaval aqui”, disseram, o que foi confirmado pela amiga e anfitriã Camila Lima, 28.