André Braga falou sobre as políticas de Economia Solidária realizadas em Maricá - Foto: Divulgação

Representando a Prefeitura de Maricá, o secretário municipal de Economia Solidária, André Braga, apresentou, nesta terça-feira (07/02), o programa do município no seminário “Economia Solidária no Estado do Rio de Janeiro: políticas públicas e oportunidades para os empreendimentos”, que aconteceu no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no Centro do Rio.

Foram três palestras seguidas e, após as apresentações, os participantes puderam fazer perguntas. A maioria delas, segundo o secretário, girou em torno do programa de economia solidária de Maricá, especialmente com a Moeda Social Mumbuca, a primeira do gênero no país com utilização de cartão de débito.

“Nosso sucesso é forte porque a moeda social representa o motor que um avião precisa para decolar. A Mumbuca está fazendo decolar a economia popular com um nível de satisfação de quase 100%, porque além de melhorar a vida de quem recebe o benefício, aquece a economia local gerando postos de trabalho e renda”, avaliou Braga. “Essa informação é baseada numa pesquisa realizada pelo Instituto Banco Palmas”, acrescentou, referindo-se ao instituto, contratado pela Prefeitura, que implantou e controla a distribuição dos benefícios.

Para o secretário, esse fato aumentou ainda mais sua responsabilidade à frente da pasta, já que não foram feitas críticas. “Os olhos das pessoas brilham porque elas percebem que Maricá é uma referência de economia solidaria no Brasil, que se fortaleceu quando implantamos a renda básica da cidadania, que se sobressai ainda mais que a moeda Mumbuca”, contou.

Este conteúdo é protegido.