Prefeito dará continuidade aos estudos para resolver a questão de água e esgoto na cidade - Foto: Fernando Silva

Na tarde da última terça-feira (31/01), o prefeito Fabiano Horta participou de uma reunião com secretários municipais e técnicos da empresa Ambiental Engenharia e Consultoria, que realiza um estudo de viabilização de captação de água e tratamento de esgoto na cidade. Durante a reunião foi discutido o Contrato de Programa, assinado em dezembro de 2008 entre o município e a Cedae e ações pelo seu não cumprimento por parte da companhia estadual desde então. O objetivo da empresa é oferecer algumas opções de soluções para o problema da água e esgoto de Maricá. De acordo com dados do IBGE, de 2014, apenas 20% da população tem água encanada enquanto a maioria utiliza poços.

O prefeito Fabiano Horta afirmou que por se tratar de um problema social e econômico, a Prefeitura vai investir pesado para resolver a questão da água e esgotamento do município. “A cidade inteira sabe que essa é uma briga antiga com a Cedae. Começou ainda no governo do ex-prefeito Washington Quaquá”, disse. “Também vamos investir pesado para dar celeridade nessa questão da água. A cidade fica presa a isso para se desenvolver e não vamos ficar de braços cruzados esperando uma solução cair do céu. Vamos dar velocidade aos estudos e avaliar a melhor proposta para resolver definitivamente esse problema e fazer justiça social com os moradores da cidade”, enfatizou o prefeito.

Os representantes da empresa disseram que estudos aprofundados serão feitos para embasar propostas estruturantes de longo prazo para saneamento. “Em um mês vamos apresentar um estudo mais completo apontando algumas possíveis soluções”, afirmou, um deles, Elvio Gaspar.

Este conteúdo é protegido.