Guardas ambientais participam do treinamento com cobras na sede do Instituto Vital Brazil - Foto: Divulgação

A Subsecretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Vital Brasil, realizou nesta segunda-feira (30/01) a capacitação de guardas do Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) de Maricá. O treinamento aconteceu na base do instituto na cidade de Cachoeira de Macacu e girou em torno do trato com animais peçonhentos.

O Vital Brazil realiza estudos e pesquisas no campo farmacêutico, biológico, econômico e social. É referência no país, atendendo a todo o setor público, com a produção de soros e medicamentos de uso humano. Entre os profissionais em capacitação estavam também guardas parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Guilherme Motta, a iniciativa serviu para capacitar ainda mais o GDA, fortalecendo a gestão das áreas protegidas no município. Para o comandante do grupamento, Luciano Moretti Lopes, o curso foi importante para o manejo de animais como cobras, aranhas, escorpiões, lacraias, taturanas, vespas, formigas, abelhas e marimbondos em trilhas, e em caso de invasão domiciliar fazer a retirada segura sem machucar ou matar o animal. “Pedimos também para as pessoas que, caso vejam o animal na natureza o deixem onde está e chamem o grupamento, pois a maioria dos acidentes acontecem quando se tenta capturar o animal e ele, por sua vez, procura se defender”, afirmou.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here