Imagem da retirada de árvore da Praça Orlando de Barros Pimentel no Centro
Árvore antiga estava com cupins e parasitas no tronco e foi cortada nesta sexta-feira - Foto: Clarildo Menezes

O subsecretário de Meio Ambiente, Guilherme Motta, esteve nesta sexta-feira (27/01) na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, para inspecionar o ingazeiro (Ingas vera), que fica na área de recreação. A árvore, antiga, estava com o tronco comprometido e pelo risco potencial de queda todo o local tinha sido isolado desde a véspera. Segundo Guilherme, infelizmente o corte será necessário devido às péssimas condições fitossanitárias, com presença de cavidade no tronco, cupim e parasitas.

Ainda segundo o subsecretário, um Ipê Rosa (Handroanthus heptaphyllus) será plantado imediatamente no mesmo local. A extração total do Ingazeiro será realizada nesta segunda-feira (30/01). “Concluiu-se que infelizmente o Ingá já cumpriu seu papel e por apresentar péssimas condições decidimos pela supressão”, ressaltou. Na quinta-feira (26/01) imediatamente após a queda de alguns galhos, a secretaria de Segurança determinou a interdição do local por conta dos riscos e solicitou a análise da Subsecretaria do Meio Ambiente. O corte será feito pela Secretaria de Conservação.

Retirada de lixo de área costeira 

A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente também realizou na manhã desta sexta-feira (27/01) um mutirão de limpeza na travessia Farol de Ponta Negra e Praia da Sacristia, onde acontece no sábado (28/01) o Circuito Ecológico. Foram recolhidos garrafas pet, sacos plásticos e embalagens de biscoitos, entre outros.

O local mais preocupante foi no ponto conhecido como “Pedra Furada”. “As ondas batem nas pedras puxam o lixo para o mar, podendo assim causar a morte de peixes, que confundem os produtos com alimentos”, explica Guilherme Motta. O descarte de lixo em local inadequado é um dos problemas enfrentados pela secretaria, que vem diariamente buscando conscientizar moradores e visitantes sobre a importância da conservação ambiental.

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here