Secretário André Luiz Silva (centro) apresentou equipe de trabalho e novos projetos da pasta - Foto: Elaine Nunes

O secretário de Transportes, André Luiz Azeredo Silva reuniu-se nesta terça-feira (24/01) com os representantes de cada área técnica de sua pasta para apresentar o organograma funcional da secretaria. Entre as novidades anunciadas para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos estão a criação do Centro de Inspeção Veicular; de um curso para a capacitação dos servidores; melhoria e conservação dos Terminais Rodoviários (Centro e Itaipuaçu) e autonomia de concessões para fretados (carro pipa, caminhão de mudança).

O curso de capacitação para os servidores – com previsão de início em meados de fevereiro – é uma inovação, já que em outros municípios os fiscais apenas seguem orientações da área de Trânsito do estado. Em Maricá os mesmos preceitos legais serão seguidos, mas o curso dará mais suporte e qualificação para o trabalho que estarão desenvolvendo.

Segundo Douglas Carvalho, responsável da subsecretaria de Gestão Operacional, as medidas têm o intuito de educar para depois fiscalizar, trabalhando no preventivo para não deixar que os problemas aconteçam. “Dezesseis fiscais tomaram posse e vão dar apoio aos responsáveis de cada um dos setores. Mas eles precisam saber a natureza do que estão fiscalizando para ter uma fundamentação legal sobre cada item que está sendo cobrado”, afirma. “Todos os ônibus, por exemplo, têm gravado o número do chassi nos vidros. Isso facilita a identificação em caso de clonagem, mas muitas vezes eles quebram e são trocados por outros de veículos batidos, quebrados. Essa é uma infração ao Código Penal e requer punição”, completa.

O secretário também falou sobre a licitação de licenças para operação de transporte alternativo com vans e kombis, prevista para acontecer ainda este ano. “O trabalho que realizamos precisa unir o pessoal interno ao externo para que a sociedade seja melhor atendida e os funcionários possam oferecer uma melhor qualidade nos serviços prestados. Queremos facilitar a vida de todos regularizando quem está irregular, mantendo-os informados. Mas a quantidade de permissões é dada de acordo com o número de habitantes”, explicou.

André Luiz Azeredo Silva anunciou mais uma novidade relacionada ao licenciamento anual: a vistoria continuará sendo realizada, mas o cartão do certificado de porte valerá por 4 anos consecutivos. “No cartão vai ter espaço para o carimbo após cada vistoria. Acaba assim, a necessidade de ficar abrindo processo toda hora e a longa espera pela chegada do cartão”, concluiu.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here