Imagem da travessia Espraiado-Tomascar
Travessia Espraiado-Tomascar, a mais longa do circuito, tem previsão de seis horas de duração - Foto: Clarildo Menezes

O projeto Circuito Ecológico Caminhos de Maricá realizou no último sábado (21/01) sua primeira caminhada em 2017, e já com a mais longa das trilhas, a Espraiado-Tomascar, que tem aproximadamente seis horas de duração. Os cerca de 20 caminhantes que participaram também tiveram a chance de conhecer a nova sede da unidade de conservação do Espraiado, inaugurada no fim de dezembro onde antes havia um prédio desativado. O local recebeu ainda a visita de representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá, que pretendem estabelecer futuras parcerias.

O local, que vai oferecer projetos de educação ambiental e trabalhos com crianças e a terceira idade, entre outros, foi aprovado pelos participantes do circuito. Para a professora Angélica Martins, é a possibilidade de realizar novos trabalhos com seus alunos em Ponta Negra, onde leciona. “É um trabalho de conscientização fundamental, acho super importante que as pessoas conheçam esse novo espaço”, afirmou ela, que há dois anos frequenta as trilhas do Circuito Ecológico. “Essa primeira caminhada do ano foi puxada, mas os guias nos deixam bem à vontade”, revelou.

A coordenadora e guia do projeto, Márcia Freitas disse que a importância da nova sede vai além do caráter educativo. “Será ainda um importante suporte para os praticantes das trilhas, mesmo as que não participam do circuito”, pontuou ela. Na ida e na volta da caminhada, os participantes realizaram uma coleta de lixo e resíduos encontrados no trajeto.

Este conteúdo é protegido.