Ações sociais nos bairros com serviços oferecidos na secretaria continuarão - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria Municipal de Assistência Social foi estruturada com base em dois tipos de proteção social conforme as normas do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O primeiro é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. O psicólogo Thiago Ribeiro ficará responsável por todos os equipamentos que atendem estas complexidades, como os CRAS e o CRAS Itinerante, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), a Vigilância socioassistencial e o Acolhimento Social.

O segundo tipo é a Proteção Social Especial destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual e uso de drogas, entre outros aspectos. O psicólogo Alan Christi, coordenará os equipamentos de média e alta complexidade como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Política para Deficiência Física, Fisioterapia Domiciliar, as duas Casas de Acolhimento (Zuleika Cardoso e Monteiro Lobato), o Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef).

A subsecretária Laura Costa ficará responsável pela coordenadoria de Transferência de Renda (que cadastra a população em programas como o Bolsa Família), pela Assessoria de Políticas para Infância e Adolescência, pelo Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad), pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Assessoria Jurídica, entre outros equipamentos da pasta. Segundo o secretário da pasta, Jorge Castor, esta nova estrutura visa melhorar o atendimento e garantir os direitos da população. “Com estas novas mudanças iremos dar continuidade aos serviços já realizados com mais responsabilidade e liberdade para ampliar novos projetos”, destacou Castor.

Este conteúdo é protegido.