Profissionais debateram temas sociais no CEU, na MUmbuca - Foto: Michel Monteiro

A primeira reunião do fórum “Tecendo a Rede” do ano foi realizada nesta quarta-feira (18/01), no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Mumbuca. O encontro teve participação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), do Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), dos coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad), da coordenadoria de Atendimento à Crianças e Adolescentes, dos representantes da Saúde Mental, Educação em Saúde, da secretaria da Educação, da Rede de Assistência Psicossocial (Raps) e da associação Pestalozzi, de membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) e da subsecretária da Assistência Social, Laura Costa.

O Fórum foi aberto com a apresentação da nova estrutura da Secretaria Municipal de Assistência Social e do plano municipal de contingência para casos de calamidade. “O plano foi desenvolvido, mas não está concluído. Precisamos debater e pactuar fluxos com as outras secretarias e instituições para que estejamos preparados para qualquer emergência”, declarou Laura Costa.

O advogado e membro do Condef, Ayrton Becalle, propôs alguns projetos como a Educação de Jovens e Adultos (EJA) diurna para pessoas com Deficiência Física, adaptações nas calçadas e acessibilidade em todos os estabelecimentos e um cadastro único (com todos os diagnósticos, tratamentos e encaminhamentos) em um sistema da Prefeitura, que seria alimentado por todos os equipamentos socioassistenciais do município. Foi acordado na reunião que seria formado um grupo de trabalho para pactuar e desenvolver todas estas ideias.

O coordenador do programa Educação em Saúde, Gilson Andrade, solicitou parcerias, principalmente com as equipes dos CRAS para promover ações de conscientização para combater os mosquitos transmissores do vírus da dengue, zika e chikungunya e capacitações para orientadores sociais multiplicarem os conhecimentos com os cidadãos. “É necessário planejar as ações já para o mês de fevereiro, visto que é no verão que aumenta a proliferação dos mosquitos”, orientou Gilson.

A próxima reunião foi marcada para a segunda quarta-feira de fevereiro (08/02), às 9h, no Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), na Mumbuca.

Este conteúdo é protegido.