A Secretaria Municipal de Saúde convida a população a participar do encontro em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase (comemorado no último domingo de janeiro). O evento acontecerá no Centro de Diagnóstico e Tratamento (anexo do Hospital Municipal Conde Modesto Leal), na próxima segunda-feira (23/01), das 9h às 17h.

Na ocasião será realizada palestra com orientações sobre a doença, o tratamento e a cura, além de verificação da pressão arterial. O objetivo é levar conhecimento sobre a hanseníase e obter o maior número possível de casos novos para tratar e curar.

Responsável pelo programa municipal de Combate à Hanseníase, Amália Salimena explica que a doença é infectocontagiosa, transmitida através das vias respiratórias por tosse e espirro. “A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois até mais de 10 anos”.

Ainda segundo Amália, a principal fonte de transmissão é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. “A hanseníase não se passa por abraço, aperto de mão e carinho. Se tratada, tem cura. É muito importante realizar o tratamento, que é gratuito”, complementou a coordenadora.

Todos estão convidados a participar do evento. Quem quiser informação sobre a hanseníase pode procurar a sala 10 do programa que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT), ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.

Este conteúdo é protegido.