A Secretaria de Educação de Maricá realizou uma reunião com os gestores educacionais na manhã desta segunda-feira (16/01), no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Além de apresentar as diretoras da rede municipal, os coordenadores da equipe que estarão em contato direto com elas (representantes dos 1º e 2º segmentos, Educação de Jovens e Adultos – EJA -, inclusão, orientadores pedagógico e educacional; coordenadores de projetos especiais, de livros didáticos, de conselhos escolares e de educação física), a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, aproveitou o encontro para falar sobre a parceria com a coordenação de políticas públicas; o plano de ação para 2017; infraestrutura e terceirizados.

“Tenho certeza de que esse será um ano promissor para avançar ainda mais. A Educação é uma prioridade do governo e quando a melhoramos tudo melhora: diminui a violência, os problemas com o saneamento e a questão de lixo. Nosso plano de ação começa a ser preparado hoje, em conjunto, com ações de curto, médio e longo prazo para 2017”, declarou a secretária.

Coordenador de Educação Básica, Victor Hugo Baptista Neves falou sobre o amor e igualdade, temas do manual que está sendo elaborado para nortear as ações do ano letivo. “Este ano comemoramos 100 anos da Revolução Russa onde se provou que um mundo de igualdade é possível e 500 anos da Reforma Protestante. Então, o tema geral deste ano é ‘o respeito a todos que quiserem ter fé e aos que não quiserem também’, ou seja, o respeito ao próximo”, disse.

Adriana também falou muito sobre o amor, a atenção e a educação caminharem juntas. “Uma educação mais humanizada desperta o ser humano que existe na gente adormecido pela onda de violência que estamos acostumados a ver diariamente. Temos que despertar esse amor pelo próximo. Olhar e cuidar de cada serzinho que está na escola, porque às vezes um carinho faz a diferença na vida daquela criança bagunceira”, disse.

Ciente da necessidade de expandir a rede, estendendo os horários nas escolas, Adriana Luiza também falou sobre a construção de quatro novas unidades – sendo duas voltadas para a educação infantil e duas para ensino fundamental -, para que os alunos parem de estudar em módulos e o horário integral seja aderido por completo. “O sonho de nós educadores é termos uma escola cada vez mais proveitosa, com horário extenso para realizações de outras atividades, para uma educação mais saborosa”, acrescentou. “Vocês são peças importantes na história da nossa cidade, na vida da Secretaria de Educação cuidando do que importa para a gente, que são os estudantes, de Jaconé a Itaipuaçu. Lembrem-se sempre que um médico pode salvar uma vida. Mas um professor, pode salvar uma geração inteira”, completou.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here