Imagem da obra da avenida dois
Prefeito Fabiano Horta visita a obra da Avenida 2 em Itaipuaçu

O Prefeito Fabiano Horta visitou na manhã desta quinta-feira (12/01), a obra de macrodrenagem da  Avenida Jardel Filho (antiga Avenida 2), em Itaipuaçu. O projeto avaliado em R$ 29 milhões, é o maior investimento público dos últimos anos na região, tem 4 quilômetros de extensão e vai beneficiar, além da via, cerca de outras 70 ruas ligadas à avenida. A região, de baixio, sofria com constantes alagamentos por concentrar as águas. A instalação das galerias com 5 metros de largura por 1,60 metro de altura farão com que o escoamento maior mantenha o local seco. Iniciada em 2014, a obra caminha para a conclusão. “Quero acompanhar de perto a evolução dessa obra importantíssima em Itaipuaçu. Aqui você tem toda pavimentação, você tem feitura de calçadas, mas acima de tudo é uma obra estrutural para resolver o problema de escoamento”, afirmou o prefeito. “Por isso é fundamental que seja concluída com brevidade”, disse. Acompanhado pelo secretário de obras, Marcos Câmara, o prefeito revelou que estuda uma ampliação do projeto. “Eu já conversei com a Secretaria de Obras sobre estender esse trajeto até a chegada da Praça do Barroco, fechando um cinturão importante e solucionando definitivamente com os problemas de alagamento dessa área de Itaipuaçu”, ressaltou.

De acordo com Marcos Câmara, hoje a obra de macrodrenagem está com 85% do cronograma concluído e o planejamento já inclui a continuidade do projeto. “Essa obra faria ligação da Rua 86 com a Rua 1 inicialmente, com pavimentação, sinalização e drenagem”, analisou. “Vai possibilitar que a drenagem seja feita de forma eficiente em outras 64 ruas que estão ligadas à Avenida Jardel Filho. Esse grande fluxo de drenagem vai acabar com os alagamentos. Além disso já estamos dando continuidade, estendendo até o Barroco e fazendo a principal ligação viária também com a região, ligando o Jardim Atlântico Leste, Central e Oeste ao Barroco”, afirmou.

Ainda na mesma manhã o prefeito e o secretário vistoriaram o trabalho de limpeza preventiva do Canal da Cidade, em Araçatiba, onde desde as 7h, seis operários, três caminhões, uma mini escavadeira e uma escavadeira retiravam resíduos e mato de dentro do canal. Foram pelo menos dez caminhões retirados e o trabalho surtiu efeito, já que mesmo com o forte temporal que desabou sobre a cidade no início da tarde o canal não extravasou. De acordo com Marcos Câmara a ação está sendo feita em outros pontos da cidade. “Estamos fazendo uma manutenção preventiva com limpeza e dragagem de rios e canais, já que estamos na época de recorrência de mais intensidade pluviométrica, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março”, destacou.

O comerciante Juarez Morete, de 57 anos, morador da região há 18 anos aprovou o trabalho e ressaltou os benefícios da periodicidade. “Antes isso aqui era um caos. Era mosquito demais. Com a construção do canal está 100% melhor. Disse ao prefeito que depois dessa limpeza os mosquitos sumiram. A gente não conseguia dormir a noite, agora isso já não acontece mais e olha que a limpeza ainda nem acabou”, ressaltou. De acordo com o prefeito Fabiano Horta os canais da cidade estão tendo uma atenção grande nesse inicio de governo justamente para amenizar e evitar que as chuvas fortes causem transtornos. “Estive na secretaria de Conservação e estão com o maquinário dentro dos canais fazendo a limpeza, retirando mato, lixo, entulho que ao longo do tempo foi se acumulando”, relatou o prefeito. “Os moradores estão interagindo conosco, mostrando satisfação pela dimensão da limpeza e também pela questão do insetos. Esse trabalho  é fundamental para evitar os alagamentos em Maricá e vamos continuar com um efetivo forte, em um ritmo acelerado drenando e dragando os canais do município”, finalizou.

Imagem da obra de dragagem do Canal da Cidade
Prefeito Fabiano Horta inspeciona trabalho de dragagem do Canal da Cidade

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here