Imagem da fachada do Mercado do Produtor no Centro
Mercado do Produtor está em reforma e previsão é reinaugurar em abril - Foto: Clarildo Menezes

Criado há pouco mais de 15 anos, o Mercado do Produtor de Maricá passa por um processo de revitalização para voltar a receber os produtores rurais do município. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca deu início a um trabalho de restauração das dependências do espaço, que fica na Rua Juiz Osvaldo de Lima Rodrigues (ao lado da Casa da Mulher de Maricá). Além de recuperar o acabamento original dos 24 boxes e reativar a cantina e os banheiros, o projeto prevê a montagem de uma sala para administração, uma copa e também de ventiladores de teto sobre os boxes.

A previsão é que tudo esteja pronto até abril, quando está prevista a realização da Feira da Lua, evento semelhante à feira de tradições nordestinas de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio. O secretário Júlio Carolino, que visitou as obras em andamento nesta segunda-feira (09/01), afirmou que o Mercado do Produtor será mais do que um espaço para comércio e lazer voltado para o setor rural. “Queremos manter no local veterinários de plantão e estandes comerciais auxiliar o produtor e o expositor que ali estiverem. Tudo faz parte da filosofia de prestar toda a assistência possível a quem trabalha no campo”, reforçou o secretário.

Em reunião também nesta segunda-feira entre Júlio Carolino, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e produtores da cidade, foi debatida a criação de um cadastro para a oferta de suporte técnico e comercial, que já está sendo chamado de ‘ProMari’. A ideia é oferecer assistência que consiste em orientações e descontos no comércio voltado para os setores agrícola, pecuário e também pesqueiro. O encontro tratou também da criação de uma cooperativa de produtores locais e o fornecimento de alimentos produzidos por eles à merenda escolar da rede municipal de ensino.

Este conteúdo é protegido.