Trabalhadores de nível médio e superior que atuam nos municípios de Maricá, Araruama e Saquarema, em atividades relacionadas às Vigilâncias e Saúde e Atenção Básica ou profissionais que atuem em outras secretarias destas mesmas cidades poderão se inscrever até o dia 10/01 para o curso Vigilância em Saúde na Atenção Básica, realizado pelo Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos – LABMEP da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/ Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz.

“O foco são os profissionais de saúde, mas quem atuar em outras secretarias nos municípios de Maricá, Araruama e Saquarema também pode participar, pois o curso é intersetorial”, lembra Isabel Domingos Martinez dos Santos, integrante da coordenação pedagógica do curso. Ainda segundo ela, neste momento são realizadas as inscrições. O próximo passo será a seleção, realizada pela própria Fiocruz. Em seguida, as matrículas. Vale lembrar, que as vagas são limitadas. O curso terá o total de 120 horas, sendo 96 presenciais e 24 à distância. As aulas terão início em fevereiro e com a previsão de terminar em maio. Vale destacar que, para complementar a carga horária, os alunos selecionados precisarão assistir às aulas em Maricá, Saquarema e Araruama.

“O objetivo principal do evento é contribuir para o aperfeiçoamento das práticas destes trabalhadores. O conteúdo buscará articular conceitos teóricos e de reflexão crítica sobre a realidade voltando-se à construção coletiva de instrumentais que possibilitem um olhar mais ampliado sobre o território em que estão inseridos”, complementou Isabel. O edital e as inscrições são feitas ao clicar em  http://www.sigaeps.fiocruz.br/ (Clicar em “inscrição”; “Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca”; “Capacitação em Vigilância em Saúde na Atenção Básica – Maricá, Saquarema e Araruama 2017”). Será necessário preencher o formulário eletrônico de inscrição, enviar o currículo e uma carta de intenção. A divulgação dos resultados de seleção será divulgada no próprio site da Instituição no dia 17 de janeiro.

“Esta parceria é uma forma de qualificar os profissionais junto à Fiocruz”, declarou Gilson Andrade, coordenador do programa Educação em Saúde de Maricá. Na ocasião, para a realização das aulas aqui no município, Maricá disponibilizará o espaço. Os inscritos devem acessar o site de inscrição da própria Fiocruz no dia 17/01 para confirmar se foram selecionados”, enfatizou Gilson.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here