Objetos pedagógicos serão utilizados nos tratamentos de pessoas com alguma deficiência - Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, recebeu, no dia 14/12, três objetos pedagógicos doados pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT). São dois jogos de atenção conjunta chamada “Quadro de Atividades Diárias” com dois diferentes cenários (uma praça e o Pão de Açúcar) e uma prancheta. Estes recursos pedagógicos têm como objetivo de auxiliar o profissional no atendimento para o desenvolvimento dos pacientes com alguma deficiência, entre eles o autismo, no intuito de serem testados pelos técnicos com os pacientes no equipamento e repassar o relatório para o INT.

Este projeto foi desenvolvido pelo engenheiro eletrônico e doutor em engenharia de produção Saul Eliahú Mizrahi no Instituto, por pesquisadores da área de Divisão de Engenharia de Avaliações e de Produções (Deap), com design projetado pela área de Desenho Industrial do INT, a partir de algumas demandas de alguns professores de escola pública que trabalham com crianças com alguma deficiência. Segundo a pesquisadora Janete Rocha Cícero, da linha de pesquisa Tecnologia Assistiva para Educação Inclusiva, do INT, o Jogo de Atenção Conjunta, auxilia os autistas a compartilhar o foco de atenção com outra pessoa, enquanto ambos se concentram num mesmo objeto ou realizam uma mesma atividade e a prancheta, tipo cavalete, para escrita e desenho ou reprodução de imagens, que facilitam a comunicação visual.

A entrega dos recursos pedagógicos foi recebida pela coordenadora do SAREM, Sheyla Azevedo e pela fonoaudióloga da unidade, Suzete Fortunato. Segundo a secretária adjunta de Assistência Social, Laura Castor, agradeceu a doação dos jogos. “Nosso convênio com a INT sempre nos rende grandes projetos que atendem às necessidades dos nossos usuários”, destacou.

Este conteúdo é protegido.