Foram entregues numa solenidade nesta quinta-feira(22/12), os certificados de conclusão do curso de Educação em Direitos Humanos, oferecido pela Prefeitura através da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos. A cerimônia ocorreu no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, que ficou lotado com os 141 alunos do curso (divididos em seis turmas) e seus familiares, além de representantes de várias pastas do governo. As disciplinas ministradas foram Direitos Humanos, Evolução dos Direitos Humanos no Brasil, Igualdade de Gênero e Preconceito, Racismo e Desigualdade Social.

O público alvo do curso, que terá novas turmas em 2017, foram pessoas que atuam em setores como conselhos tutelares, Educação, movimentos sociais e outras lideranças. No entanto, as aulas tiveram um público bem mais amplo e deixaram marcas nessas pessoas. “Minha visão sobre esse assunto era muito limitada, eu era daquelas pessoas que achavam que direitos humanos era coisa para bandido quando, na realidade, é algo importante para todos nós como sociedade. Agora queremos multiplicar o que aprendemos para toda a população”, ressaltou a dona de casa Marília Raposo Santana, de 49 anos, moradora do Parque Eldorado.

Outro formando bastante satisfeito em receber seu certificado era Renê Lazzari, de 58, que é deficiente visual. Para ele, o curso foi uma experiência surpreendente em todos os sentidos e que não deve parar. “Estamos formando um grupo para manter encontros periódicos e manter os debates, com o intuito de expandir esse conhecimento para a população, devido à importância desse assunto”, avaliou Renê.

Os discursos dos professores e oradores das turmas foram marcados por momentos de muita emoção. O secretário adjunto de Direitos Humanos, Mauro Ramos, era um dos mais felizes na cerimônia. “Nem consigo dizer como estou realizado com a conquista de vocês e, sobretudo, por ter conseguido proporcionar essa capacitação que, como ouvimos diversas vezes, mudou a vida de muita gente”, pontuou o secretário.

Imagem da formatura do curso de direitos humanos no cinema Henfil
Alunos festejaram a formatura do curso de direitos humanos

Este conteúdo é protegido.