Descrição da etapa final de 2016 do projeto Maricá Mais Verde na Praça Orlando de Barros Pimentel
Projeto reinicia na proxima semana com entrega de mudas nativas da Mata Atlantica
A última edição em 2016 do Maricá + verde aconteceu nesta quinta-feira, (22/12), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. O projeto, que é desenvolvido pela Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, distribui semanalmente mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, e nesta última campanha foram adotadas 63 mudas das 90 colocadas à disposição. Só este ano foram mais de mil mudas repassadas aos moradores. Entre elas estavam Ipê Rosa(Handroanthus heptaphyllus), Ipê Branco (Tabebuia roseo-alba), Ipê Amarelo(Tabebuia alba), Cerejeira (Cerasus) Igá Feijão(Inga Marginata), Acerola(Malpighia glabra) e Quaresmeira(Tibouchina granulosa), além de Urucum(Bixa orellana) e Cássia Imperial(Cassia fistula), que é uma árvore ornamental.
Quem levou para casa três mudas foi o comerciante Alessandro Pereira, 34 anos, que mora e tem um pequeno comércio no Bairro da Amizade. Ele comentou orgulhoso que, próximo ao seu trailer, já plantou pelo menos umas 30 plantas nativas e de espécies de fora. “Acho importantíssimo este trabalho. Tenho meu comércio perto da lagoa e já plantei amendoeira, bananeira. Hoje estou levando uma cerejeira e duas mudas de ipê”, afirmou.
O secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Mota, acrescentou que a ideia do Maricá + Verde vai além do reflorestamento de áreas degradadas. Para ele, o projeto estreita os laços da natureza com os moradores. “Mostramos a importância de cuidar bem da natureza. Ajudamos a aproximar ainda mais a população das atividades do governo e despertamos nas pessoas a consciência ambiental”, destacou.
O aposentado Gilson de Souza, 78 anos, lembra que quando era estudante e tinha 14 anos plantou duas árvores na Praça Orlando de Barros Pimentel em homenagem ao Dia da Árvore. Hoje as “mudinhas” já estão bem crescidas e oferecem sombra para aqueles que querem fugir do sol forte. Uma delas é o Pau Ferro (Caesalpinia leiostachya) que fica enfrente à Casa Digital. O outro plantio foi de um Ingá, feito do outro lado da Praça, próximo ao Mercado das Artes.
A coordenadora do Projeto, Paula Kaya, adiantou que o trabalho irá continuar na próxima gestão e crescerá cada vez mais. Segundo ela, a intenção é levar as crianças das escolas municipais para conhecerem o viveiro recém-inaugurado no bairro do Caxito, e lá elas poderão vivenciar todas as etapas do plantio. “Queremos continuar a despertar nas crianças o pensamento de preservação ambiental”, pontuou.
Descrição da última etapa do projeto maricá mais verde de 2016
Sessenta e três mudas foram doadas hoje na última edição do projeto Maricá mais Verde de 2016
Este conteúdo é protegido.