descrição de cerimônia para diplomação do curso de Técnico em Edificações
Os alunos do curso de Técnico em Edificações do CEM Joana Benedicta Rangel receberam seus diplomas
O CEM Joana Benedicta Rangel formou nesta terça-feira (20\12), as duas últimas turmas do seu curso de Técnico em Edificações. Setenta alunos colaram grau e fizeram o juramento perante professores, diretores, pais e convidados. A cerimônia, apresentada pela orientadora educacional do Curso Técnico, Katia Cruz, foi aberta com a execução do Hino Nacional.
A diretora da unidade, Luzia Dalva Pires Ribeiro considerou o momento inesquecível. “Há quatro anos compartilhamos experiências e hoje vocês saem para ganhar o mundo, com autonomia para exercer o ofício que escolheram”, discursou. “Não parem por aí. Continuem e avancem nos estudos e na profissão. O próprio prefeito Washington Quaquá foi aluno desta instituição. Tivemos esta oportunidade dada por um governo que acredita nos jovens e na sua disposição para melhorar o mundo”, completou. “Para muitos, a vida de pai e mãe é difícil, muitas vezes sacrificada. Todos, porém, esperam que os filhos se tornem cidadãos úteis e responsáveis”, analisou. “É preciso perseverança para alcançar os objetivos. É isto que esperamos de vocês. A tarefa só começou. Usem da sabedoria que adquiriram para fazer o bem, sempre. Para aquele que acredita, tudo é possível”, enfatizou.
Morador do Boqueirão, o formando Fábio de Medeiros, 19 anos, da turma 431, considerou o
curso muito desafiador. “São muitos conceitos e conhecimentos para o aluno colocar em prática e se tornar um bom profissional”, disse. Toda a família de Fábio tem vínculo com a instituição. Sua avó, Dilma da Silva Ferreira, foi funcionária da escola. O pai, Marcel da Silva Ferreira, 51 anos, formou-se também em Edificações em 1989 e hoje é gerente de produção de uma indústria de material de construção. O tio, Percival Ferreira, concluiu formação geral na mesma escola. “O Joana tem muita história para contar”, diz Marcel.
Elena de Castro, 19 anos (turma 431) pretende seguir a profissão. A mãe, Patrícia de Castro, e a avó, Maria Helena, mimavam a nova formanda. “É um orgulho muito grande ver minha filha formada. Maricá está de parabéns por oferecer cursos gratuitos de qualidade como esse, e proporcionar oportunidades a tantos jovens sem recursos”, comentou Patrícia.
A orientadora educacional Katia Cruz lembrou às turmas do novo ciclo que se inicia. “Vocês passaram pela prova: aulas, testes, treinamento pelo SENAI, e outros. Continuem encarando o estudo, não como uma obrigação, mas como uma oportunidade de aprender e avançar cada vez mais”, emendou. Os professores homenageados Luiz Augusto França e Leonardo Lemos receberam placas comemorativas e foram aplaudidos de pé pelos alunos. Os oradores Adilson Alcântara (turma 431) e Elena de Castro (turma 432) discursaram em nome dos colegas e o aluno Matheus Horato (431), leu o juramento ético da profissão. Em seguida foram entregues os diplomas aos formandos e a diretora Luzia Dalva declarou formados os 70 últimos alunos do Curso Técnico em Edificações do CEM Joana Benedicta Rangel.
O Curso Técnico em Edificações foi interrompido na década de 1990 e retomado pelo prefeito Washington Quaquá há oito anos. Com a implantação da unidade Maricá do Instituto Federal Fluminense (IFF), o curso será totalmente transferido para esta instituição em 2017.
descrição da cerimônia de formatura da última turma do curso de Técnico em Edificações do CEM Joana Benedicta Rangel
cerimônia marcou a entrega dos diplomas da última turma do curso de Técnico em Edificações do CEM Joana Benedicta Rangel
Este conteúdo é protegido.