Imagem da reunião preparatória para o Carnaval 2017
Representantes dos blocos se cadastraram para a folia de 2017 e esclareceram dúvidas - Foto: Clarildo Menezes

Representantes de diversos blocos carnavalescos se reuniram na tarde desta terça-feira, (20/12), na Casa Digital, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, com representantes da Prefeitura. O objetivo do encontro foi o de discutir o dia, horário e roteiro para os desfiles do Carnaval 2017. O secretário adjunto de Turismo, Amaury Vicente, afirmou que a festa começa pela organização e este encontro serviria justamente para isso. “Hoje aqui começamos o primeiro passo para a folia de 2017. Esta primeira reunião é importante para colocarmos as dúvidas sobre os desfiles”, comentou. Cerca de vinte e cinco pessoas participaram, em alguns casos representando mais de um bloco.

Depois de assinarem uma lista de presença, os responsáveis pelos blocos retiraram uma ficha que deverá ser preenchida com os dados de cada agremiação e entregue na secretaria até o dia 6 de janeiro. Elson Ribeiro, coordenador de eventos da pasta, ficou à frente da organização. Pontuou os principais pontos a serem abordados, como a utilização de banheiros químicos, e dos trios elétricos. Os horários também foram lembrados como principal quesito no dia do desfile. “Queremos trabalhar para que não aconteça de blocos se encontrarem”, afirmou. Quanto ao fechamento e inversão de sentido em ruas, será necessária outra reunião, já com a presença de outras áreas do governo como Segurança, Saúde e Guarda Municipal, além de policiais do 12º BPM.

Elson Ribeiro pediu compreensão aos organizadores por não ter a Prefeitura conseguido atender a todos os blocos e pelas falhas técnicas que aconteceram em alguns trios no Carnaval passado, o que atrapalhou o trajeto dos desfiles. “Para evitar que isso volte a acontecer precisamos nos organizar, quanto mais cedo melhor”, disse. O subsecretário aproveitou para anunciar que as escolas de samba voltam a desfilar em 2018. Segundo ele, é vontade do prefeito eleito Fabiano Horta que isso volte a acontecer. “A estrutura provavelmente será montada na Restinga na Barra de Maricá, na altura da Rua Zero”, finalizou.

Representando os Blocos Unidos da Travessa e As Paniquetes, Fernando Ferreira, afirmou que o encontro é fundamental para o sucesso da folia. “Achei muito boa a reunião e muito produtiva”, destacou. Em coro, Úrsula Evangelista, do Bloco Baiacu de Itaipuaçu, acrescentou que o retorno dos desfiles será importantíssimo. “A iniciativa vai fomentar ainda mais a cultura do Carnaval na cidade”, acrescentou.

Este conteúdo é protegido.