Imagem do último dia do Seminário de Políticas Sociais
Ações realizadas na Educação de Maricá foram discutidas no último dia do encontro - Foto: Fernando Silva

O Seminário de Políticas Sociais, realizado no Cinema Público Municipal Henfil, iniciado na segunda-feira (05/12), encerrou suas atividades na sexta-feira (09/12), com o tema “Educação: um novo tempo”. Presidindo a mesa, o secretário municipal executivo de Políticas Sociais, Alexandre Rodrigues, agradeceu a presença de todos e elogiou a organização. “Devemos o sucesso desse evento a uma equipe dedicada, que não mediu esforços. Maricá demonstrou com esse seminário seus avanços, sua capacidade de luta e resistência contra todo um processo de estagnação e retrocesso das conquistas sociais no país”, completou, ao lado da socióloga Lene Oliveira, após a abertura com a cantora Maria de Souza interpretando a canção gospel “Você não perdeu”, acompanhada do violonista Ronaldo Valentim. Em seguida, o cantor Matheus Gaúcho interpretou canções da Legião Urbana e de grupos pop. Fechando, a pequena cantora Sofia, de 11 anos, emocionou o público cantando “Aquarela”, sempre ao som do violão de Valentim.

Mestre em Filosofia, o professor Sady Bianchin destacou o papel da Educação na sociedade desde a Grécia Antiga. “A sociedade brasileira precisa rever o papel e a atuação da educação. Vivemos novos tempos, que requerem novos formatos. Isto não implica na diminuição do conteúdo e na queda da qualidade do ensino, ao contrário”, afirmou. “O filósofo Sócrates criou o método dialético, e a escola peripatética, onde os alunos aprendiam caminhando pelos jardins, sempre instigados pelo mestre a questionar os fatos mais simples da vida, da economia e da política. Esse tipo de ensino precisa ser reavivado e integrado a uma educação integral, com ensino multidisciplinar, que perpasse todos os viés possíveis para a construção do conhecimento integral”, acrescentou. “A proposta da criação da Universidade de Invenções Democráticas Darcy Ribeiro (UNIMAR), para a qual fui convidado a participar, é um exemplo dessa nova Educação”, enfatizou.

A coordenadora do Ensino Integral no município, Renata Coube, ressaltou a importância do setor. “O prefeito Washington Quaquá investiu em 15 escolas da rede com tempo integral, e temos acompanhado o resultado. As crianças desenvolveram mais seu potencial em relação ao tempo na escola, que é diversificado com disciplinas extras como música, teatro, esportes, biblioteca, interpretação textual, e outros, o que incentiva uma dedicação maior ao estudo e à pesquisa, gerando pensamento crítico e construção do conhecimento”, descreveu. “A meta do prefeito eleito Fabiano Horta é continuar o projeto e atender a todas as escolas da rede”, disse.

“No século XXI, com ampla tecnologia, a Educação tem que se diferenciar radicalmente dos séculos XIX e XX. Os jovens não aceitam ficar entre quatro paredes, ouvindo a repetição dos fatos. Eles querem inovar, querem descobrir com as ferramentas de hoje. Então, a aula tem de ser criativa, com os recursos com que se dispõe”, afirmou o consultor em Educação Paulo Reis. “Mas, principalmente, tem de haver diálogo entre professor e aluno, sem abrir mão da qualidade do ensino e do conteúdo, que também pode ser inovado em sua apresentação”, acrescentou. “A aula pode ter as cadeiras em círculo, compondo um novo layout. É importante a participação dos pais no processo educativo, assim como a escola abrir aos fins de semana para a comunidade”, descreveu. “É necessário que os diretores sejam eleitos diretamente, e, em casos de escolas mais organizadas, a própria comunidade escolar criar um comitê e dar a direção necessária, com o grêmio estudantil. Essa é a nova escola, desdobramento dos projetos de Anísio Teixeira e Paulo Freire”, completou. Representando o secretário municipal adjunto Daniel Neto, a assessora Sabrina Alves apresentou um vídeo sobre a rede municipal de ensino.

O presidente da União da Juventude Socialista, Felipe Raveche, pediu a palavra e afirmou que o tema Educação é muito caro e importante para a juventude. “Principalmente em um momento como esse, quando o governo federal promove o retrocesso da educação no país. A juventude quer uma educação transformadora, e busca a discussão sobre uma escola aberta e com mais tecnologia”, disse. A presidente da União Maricaense dos Estudantes do Ensino Médio, Vânia Araújo, e a vice-presidente, Manuela Mello, declaram-se contra a PEC 55, do governo federal, que estabelece tetos para gastos públicos. “Um atraso total para o país. Que futuro poderemos ter com políticas reacionárias como essa? Somos totalmente contra, e convocamos a classe a se unir contra essa medida”, disseram. Os jovens atletas e estudantes universitários Mariana e Pedro Mello (Tatuí), campeões de Natação, foram homenageados no seminário. Mariana, 23 anos, terceiro lugar na Seleção Brasileira de Nado a Longa Distância, com provas internacionais na Itália, Turquia e Espanha, carregou a tocha olímpica em agosto, representando Maricá. Rosangela Nogueira, 40 anos, assistente social e conselheira tutelar, moradora na Mumbuca, disse que o seminário foi uma ótima oportunidade para empregar o que aprendeu em seu trabalho. “Foi de extrema importância para os maricaenses, essas informações”, disse.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here