Imagem da troca de faixas de karatê no CAIC Elomir Silva
Alunos do Mais Educação do CAIC foram graduados no esporte com troca das faixas - Foto: Clarildio Menezes

Cerca de 40 crianças e adolescentes participaram nesta sexta-feira (09/12) da troca de faixas das aulas de karatê ministradas pelo programa Mais Educação em Maricá. A cerimônia foi realizada na quadra da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, no Marine, e contou com alunos da própria unidade e de outras da rede como Joana Benedicta Rangel, Carlos Magno Legentil de Matos (ambas no Centro), Cônego Batalha (também no Marine) e João Monteiro (Recanto), além de outras escolas e também academias. Os jovens atletas receberam graduações das faixas amarela, vermelha e laranja (esta considerada de nível intermediário).

O curso é coordenado pelo professor Gilmar de Paula, que dá aulas de educação física no CAIC e é monitor da modalidade no Mais Educação. Além do aprimoramento técnico do esporte e até alguns campeões revelados, ele aponta a mudança de comportamento como principal melhora entre os alunos. “Muitos aqui têm situações sociais desfavoráveis, complicadas mesmo, e apresentam hoje mais disciplina, concentração e respeito pelos professores e pais, e isso se reflete no desempenho em sala de aula”, garantiu ele.

Um desses perfis modificados é o de Vítor Hugo Alves, de 13 anos, que passou a ser faixa vermelha. “A gente podia estar pela rua fazendo um monte de besteira, mas o karatê nos deu essa oportunidade de melhorar”, avaliou ele, que teve sua melhora atestada pela própria direção da unidade. “Ele mudou ‘da água para o vinho’, era realmente um aluno difícil e dá gosto de vê-lo hoje”, ratificou a diretora Gláucia Cartaxo, reiterando o sucesso da prática do esporte na escola. “São muitas as histórias de dificuldade e superação que testemunhamos entre os alunos do karatê, uma mais interessante e comovente que a outra”, garante ela.

A história de Welington Martins de Araújo, de 17 anos, é outra dessas. Mesmo após completar o ensino fundamental no CAIC e ter de estudar em outra escola, ele treina desde 2010 com o mesmo grupo, juntamente o irmão Patrick, de 19 anos, portador de necessidades especiais em razão de um déficit de aprendizado. “Me apaixonei pelo karatê, que se tornou um novo mundo para mim e mudou muita coisa na minha vida, como o modo de falar e a postura diante das pessoas. Meu irmão também melhorou, está sendo muito bom para ele”, reforçou Welington, que se tornou faixa laranja.

A cerimônia de troca de faixas teve na plateia muitos pais e responsáveis que, além de tirarem inúmeras fotos, também participaram colocando as novas faixas alcançadas pelos filhos. A dona de casa Flávia Batista, de 36 anos, disse que era uma sensação única estar na solenidade em que a filha Railane, de 16 anos, passou a ser faixa amarela. “Fico muito feliz porque ela se esforçou para isso, mas se tornou uma aluna mais dedicada aos estudos e uma filha mais amorosa. Suas atitudes dentro de casa são bem diferentes hoje”, diz a mãe, enquanto a filha fala do que mais gosta nos treinos. “Fiz muitos amigos aqui e quero seguir treinando e, quem sabe, virar uma grande atleta”, sonha a jovem, que estuda no 6º ano da unidade.

Este conteúdo é protegido.