Papai Noel distribuiu presentes as crianças atendidas no Serviço de Reabilitação - Foto: Kelly Rodrigues

O Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (Sarem), vinculado à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (08/10), no Rotary Club Maricá, no Caxito, a festa de Natal para os assistidos e seus familiares do equipamento. Aproximadamente 300 pacientes e seus familiares lotaram o evento que contou com diversas atrações.

Todos os convidados foram recebidos pelos personagens da “Turma do Chaves” e com cachorro-quente, salgadinhos, bolo e refrigerante doados pelo amigo do Sarem Ademir Venturi. As crianças puderam se divertir na cama elástica, mergulhar na piscina de bolinhas e escorregar no castelo inflável, equipamentos doados pela amiga do SAREM, Valéria Mendes. Um grupo de 5 alunos da Escola Especial Rynalda (que fica ao lado), com a psicóloga e a assistente social da unidade, Juliana Camacho e Mayara Soares, apresentaram uma coreografia no ritmo de funk soul no palco.

Com muita animação, dança e brincadeiras, a comemoração foi marcada pela chegada do Papai Noel. O bom velhinho entrou no palco em meio a gritos pelo seu nome e choros de emoção, tanto das crianças como dos adultos presentes. Papai Noel distribuiu presentes (que foram doados pela equipe e familiares dos pacientes do SAREM, parceiros externos, pela ONG AGIR e pelo administrador do Rotary Club) para todas as crianças atendidas na unidade.

“Estamos muito felizes em poder confraternizar junto dessas pessoas com as quais convivemos todos os dias e por quem temos muito carinho. Agradeço a toda equipe e amigos do SAREM, a todos os colaboradores e, claro, nossos pacientes e seus familiares, que nos ajudaram a realizar este momento tão especial”, declarou a coordenadora do serviço, Sheila Azevedo.

Eloisa Elena de Souza, de 65 anos, é mãe de Wallaf, que tem síndrome de Down e é atendido no SAREM há 12 anos, contou quais tratamentos recebe. “Desde que cheguei sempre fomos acolhidos por todos os funcionários. Meu filho faz fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e é atendido com o psicólogo. Tenho certeza que sem estes procedimentos ele não estaria tão bem desenvolvido na fala, nos movimentos e tão incluído socialmente, como ele é nestas festas”, disse Eloisa.

Segundo Eliana Estelet, de 48 anos, sua filha Sthephanny, de 9 anos, é atendida no equipamento desde que nasceu. “Eu não tenho palavras para descrever a atenção e o carinho da equipe com minha filha. Ela se desenvolveu muito rápido com todos os tratamentos oferecidos no SAREM e hoje ela dança e canta muito. Festas como esta é a felicidade na vida dela”, mencionou Eliana. Mãe de Lucas, Rita de Cassia, de 48 anos, estava emocionada com a festa. “Lucas teve paralisia cerebral no parto. Todos acham que ele não sente, não entende e que só fica nesta cadeira. Mas quem o conhece sabe o quanto ele se diverte nestas festas. Obrigada por proporcionarem este dia tão especial para nós”, afirmou.

Este conteúdo é protegido.