Imagem do fórum Tecendo a Rede
Representantes da rede socioassistencial fizeram uma retrospetiva das ações deste ano - Foto: Clarildo Menezes

A Secretária Municipal Adjunta de Assistência Social promoveu, nesta quarta-feira (07/12), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, o último fórum “Tecendo a Rede” de 2016. A reunião teve inicio as 9h e contou com a presença de vários representantes da rede socioassistencial de Maricá. O objetivo do encontro foi a realização de uma retrospectiva com foco nos pontos positivos referentes aos serviços prestados desde a criação do projeto, além de discutir melhorias e a importância da continuidade desses serviços para 2017.

Tendo como foco principal do projeto o suporte à promoção de políticas públicas que busquem o aperfeiçoamento do atendimento e acompanhamento aos usuários e vítimas, os agentes trocaram experiências sobre as “boas práticas” realizadas ao longo de dois anos e meio e debateram medidas de melhoria na comunicação entre as secretarias. De acordo com a secretária municipal adjunta de Assistência Social, Laura Costa, o programa ganhou força a partir do momento em que as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde passaram a interagir regularmente. “Esse triângulo tem que trabalhar junto porque o público alvo é o mesmo, são famílias, todos nós trabalhamos com famílias, são elas as mais vulneráveis, então é fundamental que as secretarias se falem e principalmente que as frentes de atendimento se comuniquem “, destacou.

Impulsionado em outubro de 2013, com a realização de um seminário sobre “A efetividade da Assistência Social no Município de Maricá” o projeto “Tecendo a Rede” foi idealizado a partir da necessidade dos técnicos do Centro de Referência de Assistência Social em atualizar e articular a rede de serviços socioassistenciais local, de modo a oferecer informação e orientação aos usuários e assim prevenir ou minimizar o nível de vulnerabilidade. Segundo a assistente social Gláucia Araújo o projeto é hoje uma referência no estado, reconhecido inclusive pela Secretária do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). “É muito gratificante a gente poder apresentar hoje tudo que a gente conseguiu fazer trabalhando em rede. Mostrar que deu certo e que nosso trabalho é referência. O desafio agora e identificar as oportunidades e planejar o que faremos em 2017”, ressaltou.

Este conteúdo é protegido.