Imagem do Seminário de Economia Solidária na pousada Sollares no Boqueirão
André Braga moderou as discussões sobre estratégias de cooperativismo e economia solidária - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria Executiva de Politicas Sociais, através da Secretaria Adjunta de Economia Solidária e Combate à Pobreza e em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/RJ) realizam nesta segunda e terça-feira (05/12 e 6/12) na Pousada Sollares Sollar, no Boqueirão, seminário de planejamento estratégico com o tema “Cooperativismo para o Desenvolvimento Econômico Solidária em Maricá”. A ideia é montar um plano de ações, projetos e programas na área de economia solidária, focando no cooperativismo em Maricá até 2020. O planejamento prevê dois eixos principais que são soberania alimentar – já está em curso – e turismo, que será debatido nesta terça-feira. A capacidade da cidade em se tornar um polo turístico é o eixo central.

Uma árvore próxima à mesa de abertura simbolizava a germinação do cooperativismo para o Desenvolvimento Econômico Solidário em Maricá. Alunos e professores da E. M. João da Silva Bezerra, em Divinéia, plantaram sementes que ao brotarem levarão o nome daquele que a plantou. “Queremos começar pelos jovens e a Educação, no sentido de institucionalizarmos na Prefeitura e criarmos uma cultura de Economia Solidária na sociedade maricaense”, ressaltou o secretário adjunto de Economia Solidária e Combate à Pobreza, André Braga, o moderador da mesa neste primeiro dia.

Na manhã desta segunda-feira o tema estava voltado a estratégias de cooperativismo e economia solidária para a cidade. A primeira fala foi sobre “Movimentos de Economia Solidária e Política Publica de Economia Solidária (Ecosol): Estrutura e Funcionamento com o representante do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec/UFRJ)” da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Antonio Oscar Peixoto. Outro a falar foi o coordenador do Instituto Banco Palmas, João Joaquim de Melo Neto, que debateu sobre a Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento. A “Politica Nacional de Economia Solidária: desafios e perspectivas” foi o tema do analista Técnico de Políticas Sociais da Seção de Economia Solidária, Diogo de Carvalho Antunes. Por último falou Adelson Peçanha Novaes, do gabinete da Presidência da OCB/RJ, que debateu sobre a “Inserção do Cooperativismo no Desenvolvimento de Maricá”.

As ideias giraram em torno de se criar uma incubadora oferecendo aos participantes todos os passos para a formação e desenvolvimento de uma cooperativa – para que elas existam e se solidifiquem na cidade. Em Itaipuaçu e Inoã, por exemplo,  já está em desenvolvimento a cooperativa de confecção e moda em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Trabalho.

Antônio Oscar Peixoto destacou que o encontro está sendo muito importante por ser uma oportunidade do município pensar numa politica que efetivamente possibilite o desenvolvimento desta nova economia. “Esta é uma reflexão sobre como transformar Maricá em uma cidade cada vez mais sustentável”, destacou.

Para o presidente da Associação de Moradores de Manu Manuela, Edvaldo Martiniano da Silva, o trabalho é muito importante para ajudar o desenvolvimento de práticas auto sustentável. “Esta iniciativa vai nos ajudar no desenvolvimento de nossa horta comunitária. Já contamos conta com cerca de 32 famílias inscritas”, ressaltou. A iniciativa do bairro, conta com a cooperação da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), das secretarias adjuntas de Agricultura, Meio Ambiente e de Economia Solidária e Combate a Pobreza. “Queremos realizar em um futuro não muito distante uma feira para expor nossos produtos agroecológicos, assim como o artesanato produzido no próprio loteamento”, finalizou.

Nesta terça-feira as discussões continuam a partir das 8h com outros temas relacionados à Economia Solidária e ao cooperativismo. No final do encontro cinco grupos de trabalho serão montados e cada um deles terá painéis para apontar fraquezas, fortalezas, oportunidades, ameaças e propostas de ações concretas. Após a rodada de contribuições os grupos voltam aos seus painéis para ler as contribuições e acrescentar outros elementos sugeridos no dialogo com os demais painéis.

Este conteúdo é protegido.