Imagem da qualificação de guardas municipais
Dez guardas municipais foram qualificados para o Grupamento Tático Operacional - Foto: Fernando Silva

Dez guardas municipais que participaram do curso de capacitação em Operações Táticas, ministrado pela Secretaria Adjunta de Segurança Pública de Maricá, receberam seus certificados nesta segunda-feira (05/12), numa cerimônia no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. As aulas, com carga horária de 220 horas/aula, ocorreram durante todo o mês de novembro e tiveram disciplinas como Conhecimentos Jurídicos, Gestão de Conflitos, Técnicas de Funções Operacionais, Valorização Profissional e Saúde do Trabalho e Comunicação e Gerenciamento. Os agentes (seis de Maricá, dois de São Pedro da Aldeia, um de Niterói e um de Guapimirim) graduados estão aptos a integrar o Grupamento Tático Operacional (GTO).

De acordo com o secretário adjunto de Segurança Pública, Luiz Alberto Santos, o curso já é parte do calendário da pasta e atende à adequação exigida pela lei federal 13.022 de 2014, que amplia as atribuições das guardas municipais de todo o país. “Essa nova lei estabelece que a Guarda Municipal deve atuar mais amplamente e ela passa a estar inserida de forma definitiva no contexto da segurança e defesa do cidadão. No caso do GTO, trata-se de um grupamento de confiança e com agentes qualificados em cada setor em que atuamos”, afirmou Alberto, antecipando que parte do grupamento terá ainda outros tipos de treinamento como, por exemplo, para utilizar armas não-letais.

Na cerimônia, cada um dos guardas recebeu seu certificado e seu “brevê” de GTO (um selo peitoral fixado no farda), e também os instrutores do curso foram contemplados com diplomas de agradecimento pela dedicação, além fazer a oração do grupamento no final. Dos dez GMs graduados, dois são mulheres. Uma delas, Alessandra Taveira, de 42 anos, ingressou na corporação de São Pedro da Aldeia (na Região dos Lagos) há apenas cinco meses e afirma que ficou feliz por participar da capacitação.

“Aprendemos aqui uma visão diferenciada da segurança pública e da função de uma guarda municipal. O curso nos incentiva a ter ainda mais treinamento para suprir carências neste setor, como as que ocorrem na minha cidade”, avaliou Alessandra.

Este conteúdo é protegido.