Imagem do Maricá+Verde em Inoã
Mudas nativas da Mata Atlântica foram entregues aos moradores de Inoã - Foto: Fernando Silva

O programa Maricá+Verde, da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, passou nesta quinta-feira (01/12) por Inoã, com a tenda montada às margens do Km 15 da RJ-106, no sentido Maricá. Foram disponibilizadas 70 mudas de espécies nativas das mata atlântica, das quais 50 foram doadas. Entre elas estavam Ingá (Inga sessilis), Pau d’alho (Gallesia integrifólia), Ipê Urucum (Bixa orellana), Quaresmeira (Tibouchina granulosa) Cassia amarela (Cassia spectabilis) e os ipês amarelo (Tabebuia vellosoi), roxo (Tabeluia heptaphylla) e rosa rola (Tabebuia impetiginosa).

Um bom público que passava pelo local parou para levar algumas mudas para casa, e teve gente que levou a família para buscar as espécies, como o jornalista Bremer Lemos, que mora em Bosque Fundo. Ele foi à tenda com a esposa, a fisioterapeuta Mariana Bianchi, e a irmã Bianca Lemos, que levaram no total seis mudas: cerejeira, cajá (duas de cada), ingá e ipê rosa. “Moramos em casas vizinhas com terrenos grandes e já temos muitas árvores por lá”, explicou Bremer, que elogiou o programa da secretaria. “Acho importante para manter a consciência da população e também porque Maricá tem uma enorme área verde que precisa ser preservada”, avaliou.

A costureira Ivonete Figueiredo, de 58 anos, não conhecia o programa e levou para casa duas mudas de guararema (outro nome do Pau D’alho). “Vai ficar uma em cada ponta no meu terreno, ela tem um aroma que espanta os mosquitos e afasta o risco de uma picada desses que transmitem doenças”, pontuou ela, que mora em Inoã.

Antes do recesso de fim de ano, a tenda será montada ainda em Cordeirinho (Rua 89, dia 8) e Barra de Maricá (Avenida João Saldanha, dia 15). Atualmente com mais de 17 mil mudas doadas, a coordenação do Maricá + Verde espera atingir a marca de 20 mil mudas nas últimas edições do programa neste ano.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here